Durante coletiva de imprensa, Andrew Cuomo também fez um pedido desesperado para produtores americanos
Com o avanço dos coronavírus nos Estados Unidos, a situação está cada vez mais caótica, especialmente no epicentro da epidemia, em Nova York. O governador do estado, Andrew Cuomo, afirmou durante coletiva de imprensa que — pelo ritmo de atendimentos atual — eles têm somente respiradores por somente mais seis dias.
A conta, segundo Cuomo, é de que Nova York tem 2.200 respiradores disponíveis para uso, e uma média de 350 pacientes novos precisando deles diariamente. “Se o pico for atingido em seis dias, teremos um problema em relação aos respiradores”, relatou o governador.
Cuomo afirmou ser uma “ironia cruel” o país depender da China para reabastecimento de equipamentos hospitalares individuais, como máscaras, luvas e toucas para os profissionais da área da saúde. Ele também prometeu benefícios para as indústrias americanas que voltarem suas produções para itens do tipo.
Os Estados Unidos ultrapassaram a China e a Itália nos casos do Covid-19, com quase 240 mil ao redor do país, e com um número cada vez mais crescentes de óbitos em decorrência da doença, até o momento de quase 6 mil de mortes.