China, Itália e Reino Unido apresentam queda nos níveis de poluição nos últimos dias
A pandemia que envolve o coronavírus já provocou mais de três mil mortes no país em que a doença começou, a China. Não demorou muito para que ele se espalhasse pelo mundo. No Brasil, o vírus já circula entre a população, e segundo o Ministério da Saúde, cuidados básicos para conter a pandemia precisam ser tomados, caso contrário, o número de infectados pode dobrar.
Diversos eventos, shows, palestras e aulas foram adiados, e quem pôde optar por ficar em casa está trabalhando no estilo home office. Com uma quantidade menor de pessoas nas ruas as emissões de gases do efeito estufa e a poluição caíram em alguns países da Europa e Ásia.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a redução no consumo de energia se dá graças à contenção que vem acontecendo devido ao Covid-19, as medidas drásticas de prevenção acabaram contribuindo para a melhoria da qualidade do ar inicialmente na China, seguido pela Itália, e agora Reino Unido.
Em todas as 165 localidades que estão sendo monitoradas pelo Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais, os níveis de poluição do ar são considerados baixos, com menos gente nas ruas, o fluxo de tráfego também é menor.
“Acho que a maioria dos veículos a diesel estão fora das estradas” disse Emanuelle Massetti, especialista em economia da mudança climática da universidade de tecnologia da Georgia, que estudou as políticas climáticas da Itália.