No dia 1º de abril, o golpe que trouxe um dos períodos mais sombrios da história do Brasil, a Ditadura Militar, ocorreu; confira filmes sobre essa época!
Hoje os brasileiros relembram o dia em que o golpe militar, em 31 de março de 1964, iniciou os quase intermináveis 21 anos de ditadura no Brasil. A época foi marcada por grande repressão social, além de uma série de prisões políticas, torturas e até mesmo desaparecimentos e mortes.
Outro fator marcante na ditadura militar foi que, ao longo de seus anos, uma série de produções sofreram censura por serem consideradas "subversivas" pelos militares.
Assim, em uma empreitada para tentar "combater o comunismo", os líderes do regime reprimiam opiniões de figuras públicas em canções, peças de teatro e, com destaque, no cinema.
+ Relembre 5 músicas famosas que criticavam a ditadura militar brasileira
Pensando nisso, o site Aventuras na História separou filmes que mostram o que foi a ditadura militar no Brasil. Relembre!
Lançado em 2006 e dirigido por Helvécio Ratton, 'Batismo de Sangue' é um filme inspirado no livro de mesmo nome, escrito por Frei Betto. Aqui, acompanhamos "cinco frades dominicanos que se engajam na guerrilha contra a ditadura militar nos anos 1960 no Brasil. Por apoiarem a luta armada, são considerados comunistas, presos e torturados", segundo a sinopse.
Esses religiosos ajudavam a esconder outros militantes nesse período e, em alguns casos, até mesmo tirá-los do país. Entre as pessoas protegidas por esse grupo, uma figura bastante conhecida: o revolucionário Carlos Marighella.
Com o ator Paulo Betti no papel principal, 'Lamarca' (1994) — dirigido por Sérgio Rezende — acompanha o capitão Carlos Lamarca, inspirado no homem que desertou do Exército para integrar um grupo armado que lutava contra a ditadura, em seu último período de vida.
Carlos Lamarca, vale mencionar, foi um importante guerrilheiro brasileiro, atuando no comando da luta armada com grupos como a Vanguarda Popular Revolucionária (VPR). Ele foi morto no dia 17 de setembro de 1971, no interior da Bahia.
Em 2012, Camilo Tavares lançou o documentário 'O Dia Que Durou 21 Anos'. Nele, revela "documentos secretos e gravações originais da época, que mostram a influência do governo dos Estados Unidos no Golpe de Estado no Brasil em 1964", de acordo com a sinopse.
Além disso, também é destacado como a CIA e a Casa Branca se envolveram na ação militar que serviu como pontapé da ditadura, não só no Brasil como em outros países da América do Sul. Por aqui, esse período durou 21 anos, como no título do filme, até a redemocratização em 1985.
"Após ser confundido com um ativista político, um pacato cidadão da classe média é preso e torturado por agentes federais durante a euforia do milagre econômico brasileiro e da Copa do Mundo de 1970." Esta é a premissa de 'Pra Frente, Brasil!', lançado em março de 1982 e dirigido por Roberto Farias.
Neste filme, vemos Jofre, um trabalhador de classe média, que não se informa sobre temas políticos em um Brasil profundamente mergulhado na ditadura. Em paralelo aos eventos conturbados do período, também vemos detalhes sobre célebre Copa do Mundo de 1970, marcada pelo terceira conquista da taça pela Seleção Brasileira.
O mais recente dessa lista, e também inspirado em uma importante — talvez a mais famosa — figura combativa da ditadura, 'Marighella' foi lançado em 2019. O filme é dirigido por Wagner Moura, e conta com o talento de Seu Jorge dando vida a Carlos Marighella, o "inimigo nº 1 da ditadura militar".
Na obra, acompanhamos os últimos anos de vida do ex-deputado Carlos Marighella, que sai do Partido Comunista Brasileiro (PCB) para entrar na luta armada, fundando a Ação Libertadora Nacional (ALN). Vale mencionar que o filme foi alvo de ataques da extrema-direita no Brasil após seu lançamento, em meio ao governo Bolsonaro.