Disponível no streaming, a novela Sol de Verão, das oito, foi marcada pela morte de Jardel Filho, o protagonista
No Globoplay, o projeto Fragmentos, que recupera e torna disponível ao público novelas lançadas entre 1970 e 1980, acaba de disponibilizar a novela 'Fragmentos', lançada em 1982 e escrita por Manoel Carlos.
Na trama, o público acompanha a história de Rachel, interpretada por Irene Ravache. Vivendo um casamento fracassado, ela toma a decisão de deixar o marido, o empresário Virgílio, interpretado por Cécil Thiré. O seu objetivo é encontrar a felicidade. Ela deixa Petrópolis e passa a viver com a mãe Laura, vivida por Beatriz Segall, em Ipanema.
Em solo carioca, encontra seu verdadeiro amor, Heitor, interpretado por Jardel Filho, dono de uma oficina mecânica. Inclusive, foi uma dura notícia envolvendo o artista que criou um tom trágico em torno da novela.
Já na reta final de 'Sol de Verão', o ator faleceu. Jardel Filho morreu no dia 19 de fevereiro de 1983, aos 55 anos. Ele sofreu um ataque cardíaco em sua residência.
A notícia, como era de se esperar, abalou o elenco e equipe envolvida. Devastado com a morte, Manoel Carlos, que era amigo próximo do ator, optou por deixar a novela, que precisava de 17 capítulos.
Como resultado, Lauro César Muniz foi convidado para assumir a responsabilidade. No entanto, não foi nada fácil. Conforme o Gshow, os textos chegavam de última hora e as cenas gravadas faltando pouco tempo para a exibição.
Além disso, após a morte do protagonista, uma personagem teve o destino alterado na história da novela. Rachael agora era adulada pelo personagem Horácio, um professor interpretado por Paulo Figueiredo e também por Virgílio.
Disponível no catálogo do Globoplay, estão disponíveis oito capítulos de 'Sol de Verão': 1, 2, 69, 121, 122, 137, que apresentou o desfecho, e o 138, que é descrito como 'especial'.
Em entrevista ao Gshow, a intérprete de Rachel, Irene Rachave, relembrou a morte de Jardel durante as gravações da novela.
"Foi tudo muito bem, até o momento em que a novela foi tragicamente marcada pela morte do seu ator principal, que era o Jardel Filho, um dos maiores atores do Brasil. Para se ter uma ideia, até hoje, quando as pessoas conversam comigo, perguntam do Jardel, falam dele, tal a força de interpretação desse ator", disse ela.