Segundo filme da franquia de sucesso foi alvo de um episódio quase que trágico
Galyn Susman, produtora da Pixar, foi demitida do estúdio. Além dela, outros funcionários também foram desligados da companhia, segundo a Rolling Stone Brasil com informações da Reuters.
No total, 75 pessoas foram demitidas do estúdio de animação. Outros nomes conhecidos, que tiveram os contratos finalizados, são Michael Agulnek, vice-presidente de publicidade mundial e Angus MacLane, diretor de 'Lightyear' (2022).
A demissão em massa teria sido motivada pelo fracasso de público e crítica a respeito do filme 'Lightyear', um spin-off de 'Toy Story'. Com um orçamento aproximado em US$ 200 milhões, arrecadou apenas US$ 226 milhões nas bilheterias, o que representa um prejuízo.
O nome de Galyn chama atenção, pois, ela foi a produtora responsável por salvar o filme 'Toy Story 2'. Durante o processo de produção do longa, um funcionário da Pixar, acidentalmente, excluiu 90% do filme. O motivo? Bom, ele executou um comando errado nos arquivos da companhia. Piorando a situação, o backup contava com arquivos de redundância corrompidos e o backup mais recente com um atraso de dois meses.
Por outro lado, Susman foi a verdadeira heroína da equipe, pois, tinha uma cópia do processo de produção em sua residência. Assim, a Pixar não teve que recomeçar a produção da animação, que envolveria um provável aumento do orçamento.
Com uma equipe de 20 a 30 pessoas, precisaríamos de um ano de trabalho para recriar o que tinha sido apagado em 20 segundos," disse Galyn.
Ainda chama atenção que, quando foi arquivo foi perdido, Susman se encontrava em licença maternidade, no entanto, por escolha dela, copiava semanalmente arquivos de filmes em seu computador pessoal. Isso porque ela queria acompanhar o progresso da produção em sua residência.
"Pegamos a máquina [de Galyn], embrulhamos em cobertores e travesseiros, colocamos no carro com o cinto de segurança e levamos para o estúdio," explicou o diretor técnico da produção do filme, Oren Jacob no Blu-ray do filme. "Ligamos a máquina... 'Olha só, aí está nosso filme'".