Em nova série, a plataforma de streaming Netflix retrata Griselda Blanco, que ficou conhecida mundialmente como 'rainha da cocaína'
Publicado em 02/02/2024, às 18h57 - Atualizado em 05/02/2024, às 09h21
Em nova série, que chama atenção ao redor do mundo, a plataforma de streaming Netflix retrata a trajetória de um dos nomes mais excêntricos que já existiu na história do contrabando de drogas: Griselda Blanco.
Pioneira no desenvolvimento de rotas para o contrabando de cocaína através de Miami, nos Estados Unidos, Blanco construiu um império de pó marcado por dinheiro, inimigos e assassinatos a sangue frio. Conhecida como 'rainha da cocaína', Griselda criou uma reputação implacável.
"Inspirado em eventos reais, este drama fictício retrata a jornada de Griselda Blanco desde Medelín até se tornar a "Madrinha" do império do tráfico de drogas de Miami", aponta a sinopse da Netflix.
No papel principal, a talentosa Sofía Vergara reencarna a chefona do tráfico e retrata o seu caminho até o sucesso no comércio ilegal e a queda, quando é capturada pelas autoridades após anos de investigações.
Com apenas seis episódios, todos eletrizantes, vale mencionar, a série apresenta momentos tensos, que podem fazer com detalhes passem despercebidos pelo público. Confira abaixo alguns deles.
Envolvida na comercialização de cocaína, Blanco viveu momentos tensos na série. Em quase todos os episódios, é possível observar a personagem nervosa enquanto descobre traições ou planeja a morte de inimigos.
Com isso, os escritores da produção criaram um hábito para esses momentos da traficante. Inicialmente, explica Andrés Baiz, um dos criadores de Griselda, afirmou que o tique original consistiria em Blanco 'batendo as unhas na perna'. Mas, explicou ele ao Tudum, portal da Netflix, Vergara queria criar algo mais autêntico.
"Caso você não tenha percebido, toda vez que Griselda fica nervosa ou inquieta, ela começa a brincar com um de seus anéis na mão direita", explicou Vergara. "Isso significa que a cabeça dela está girando".
Já no quarto episódio, os assinantes da plataforma de streaming conferem Blanco tomando banho numa casa alugada, localizada em Palm Beach. Neste momento, é possível observar uma réplica de Salomé, pintura de Franz von Stuck.
Na obra, Salomé, a filha de Herodes II, uma figura bíblica, é retratada dançando alegremente enquanto recebe a cabeça de João Batista. No episódio em questão, Blanco quer vingança contra os homens que a traíram.
"Salomé dança de alegria quando a cabeça de João Batista é levada a ela por seu servo", explica a protagonista. "Neste episódio, Griselda quer decapitar e matar os homens que a traíram nos episódios anteriores".
Ainda no quarto episódio, Griselda vive um momento em família na casa alugada em Palm Beach. Enquanto assistem ao final do filme 'O Poderoso Chefão', Blanco vai até o banheiro e vomita. Na ocasião, ela está grávida de seu quarto filho, o que resulta numa ótima conexão com o filme de 1972.
Isso porque, assim como mostra a série, o nome escolhido para criança é Michael Corleone, uma homenagem ao personagem fictício do filme.
"Não é por acaso que [as pessoas] chamam Griselda Blanco de 'La Madrina', que significa ‘A Madrinha", ressalta Andrés Baiz.
Não passa despercebido que a protagonista é apresentada fumando na maioria dos episódios, quase a todo momento. No entanto, o que muitos podem não saber é que os cigarros da série não foram feitos com tabaco de verdade.
"É tão engraçado porque acho que fumei seis meses seguidos sem parar”, explicou a atriz. "Era umas 700 vezes por dia. E no momento em que terminamos de filmar, foi isso. "Não fumo [desde]".
Na realidade, Sofía nunca havia fumado antes da série. Assim, os cigarros foram feitos com ervas. "Eu aprendi a fumar e nunca nem toquei em um cigarro a minha vida toda. E eu tinha 50 anos de idade", disse ela durante entrevista ao Entertainment Tonight.
Outro detalhe que pode ter passado despercebido, é que o título da série apenas é exibido no momento em que a câmera foca no rosto de Griselda pela primeira vez em cada episódio.
"É um elemento formal unificador de todo o espetáculo", revela Baiz ao Tudum. "Cada vez que fechava os olhos e pensava em Griselda, via um close. Vi Sofia Vergara em Griselda. Este é um show baseado em personagens. É uma peça muito íntima".
Ele, inclusive, tem o enquadramento favorito dos episódios: "No sexto episódio é muito engraçado, Griselda está usando crack e puxa a cabeça para trás", explica ele.