Novo filme histórico de Ridley Scott acompanhará parte da história do conquistador francês Napoleão Bonaparte
Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 30/07/2023, às 11h00 - Atualizado em 01/08/2023, às 12h30
Ridley Scott já mostrou ao mundo o porquê de seu nome ser tão popular entre os amantes de cinema. Afinal, em sua carreira dirigiu alguns filmes premiadíssimos e muito amados, como o primeiro 'Alien' (1979), 'Blade Runner' (1982) — e seu remake de 2017 — e 'Hannibal' (2001).
No entanto, atualmente o cineasta se encontra enrolado entre dois projetos que, nos próximos tempos, ainda devem dar muito o que falar. Um deles é uma continuação para o clássico 'Gladiador' (2000), que contará com a presença de Paul Mescal no elenco. O outro, porém, é com o protagonismo de um nome já conhecido pelo diretor: Joaquin Phoenix, que dará vida ao protagonista: Napoleão.
O filme acompanhará parte da história do conquistador francêsNapoleão Bonaparte, e será lançado em novembro deste ano. Confira a seguir cinco detalhes, curiosidades e informações que você precisa saber antes de assistir ao novo filme de Ridley Scott:
A primeira coisa que chama atenção em um filme, geralmente, é o elenco que o compõe. No caso de 'Napoleão', esse aspecto realmente brilha aos olhos de qualquer cinéfilo, considerando-se que será mais uma obra protagonizada pelo talentoso Joaquin Phoenix, que se destacou e recebeu o Oscar de Melhor Ator em 2020 por 'Coringa', de Todd Phillips, além de encantar com sua atuação em 'Gladiador' (2000) — sua parceria anterior com Ridley Scott —, onde deu vida ao antagonista Commodus, e 'Ela' (2013).
Outra atriz que terá bastante destaque em 'Napoleão' é a já indicada ao Oscar, Vanessa Kirby, que interpretará a esposa do general francês, a imperatriz Joséphine. Além deles, o elenco também conta com Tahar Rahim, Ben Miles, Ludivine Sagnier, Matthew Needham, entre outros.
De acordo com o site da Collider, 'Napoleão' de Ridley Scott pretende narrar a história daquele que ficou conhecido como um grande conquistador francês, Napoleão Bonaparte, desde sua ascensão à queda. Isso tudo através principalmente de seu relacionamento com a imperatrizJoséphine.
"'Napoleão' é um olhar original e pessoal sobre as origens de Napoleão e sua rápida e implacável ascensão ao imperador, visto através do prisma de seu relacionamento viciante e muitas vezes volátil com sua esposa e um amor verdadeiro, Joséphine. O filme captura as famosas batalhas de Napoleão, sua ambição implacável e sua impressionante mente estratégica como um extraordinário líder militar e visionário da guerra", descreve a sinopse da Apple Studios.
Um detalhe relevante é que as filmagens do longa já foram finalizadas, de maneira que atualmente ele aguarda apenas seu lançamento. O filme começou a ser gravado em fevereiro de 2022, e em maio do mesmo ano as filmagens já foram finalizadas.
Além das informações referentes às filmagens de 'Napoleão', também foi divulgada a duração definitiva do longa: 157 minutos (ou 2 horas e 37 minutos). Isso faz do filme como o segundo maior da carreira de Scott, empatado com 'House of Gucci' (2021) e superado somente por 'American Gangster' (2007), com 2 horas e 57 minutos.
A Collider também informa que 'Napoleão' foi atribuído com a classificação indicativa R pela MPA — algo como "proibido a menores de 16 anos" no Brasil —, devido a sua "violência forte, algumas imagens horríveis e conteúdo sexual."
'Napoleão' vai chegar aos cinemas oficialmente no dia 22 de novembro de 2023, de acordo com as datas previstas até o momento. Importante pontuar que, embora a produção seja uma parceria de Ridley Scott com a Apple, ele não será lançado inicialmente no streaming, como já foi registrado com outras produções,
Isso porque a companhia da maçã fez parceria com a Sony Pictures Entertainment, para que fosse exibido primeiro nos cinemas. Eventualmente, também poderá ser assistido pelo streaming da Apple TV+.