As máquinas voadoras de Santos Dumont
Texto: Aline Rochedo e Leandro Steiw Publicado em 01/09/2006, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36
Primeiro homem no mundo a voar em um aparelho mais pesado que o ar – usando somente os recursos da própria máquina –, Santos Dumont foi nosso maior inventor. Conheça a seguir duas de suas maiores criações: o 14 Bis e o Demoiselle
14 Bis
Em 23 de outubro de 1906, Santos Dumont realizou o primeiro vôo com o 14 Bis, em Bagatelle, na França. O híbrido de balão e aeroplano percorreu 60 metros em 7 segundos, a uma altura de aproximadamente 2 metros
Os ailerons
Para as demonstrações de 12 de novembro de 1906, quando realizou o primeiro vôo homologado da história, Dumont instalou nas células das extremidades das asas um dispositivo chamado ailerons, para melhorar o controle do aeroplano.
O piloto
Dumont comandava o avião de pé, dentro de um cesto de vime. Com a mão direita, controlava o leme profundor – que fazia o 14 Bis subir ou descer – e acionava o manete do acelerador. Com a mão esquerda, girava uma roda que determinava a direção do aeroplano. O motor era ligado por meio de um pedal.
A troca de direção
Dumont ficava atado às asas pelos cabos de um colete. O movimento do corpo do piloto inclinava as asas e mudava a direção da máquina: ombro direito, avião para a esquerda; ombro esquerdo, para a direita.
A estrutura
O 14 Bis tinha estrutura de bambu, fixada por juntas de metal e recoberta com seda japonesa, e hélice de madeira. Cordas de piano garantiam a rigidez das asas e rodas de bicicleta serviam de trem de pouso.
O design
O aeroplano tinha a forma semelhante à de um pato, com as asas para trás e o longo pescoço para a frente. O grande diedro corresponde à cabeça.
Ficha técnica: 14 Bis
Peso: 290 quilos*
Motor: Antoinette de 8 cilindros (50 cv)
Velocidade estimada: 41,3 km/h
Diâmetro da hélice: 2 metros
* Peso estimado com o piloto (Santos Dumont tinha entre 50 e 55 quilos)
Demoiselle
Em 1907, Dumont apresentou seu invento de número 19, um monoplano elegante e delicado apelidado de Demoiselle (“donzela”, em francês). Apesar do design inovador, era frágil, instável e não suportava muita potência.
O comando
O piloto ficava sentado numa pequena plataforma abaixo das asas e logo atrás das duas rodas dianteiras do trem de pouso. Acima dele ficava o motor ligado à hélice propulsora. Um mesmo volante controlava o leme e o estabilizador.
A fuselagem
Era feita basicamente de longarinas de bambu, conexões e juntas de metal, e asas cobertas de seda japonesa. Os cabos de sustentação da asa e o reforço de estrutura eram cordas de piano.
Ficha técnica: Demoiselle 19
Peso: 106 quilos*
Motores: Dutheil & Chalmers (18/20 cv) e Derracq (30 cv)
Velocidade estimada: 75 km/h
Diâmetro da hélice: 1,35 metro
* Peso estimado com o piloto (Santos Dumont tinha entre 50 e 55 quilos)