Lançamentos de livros
Entrando numa fria
Os grandes navios de passageiros foram por muito tempo uma opção segura de transporte em tempos de paz. Mas não em tempos de guerra. Em A Fuga do Bremen (Record), Peter A. Huchthausen relata a emocionante tática de volta para casa adotada pelo transatlântico alemão após o início da Segunda Guerra – e depois de ficar escondido por mais de três meses nas águas geladas do Pólo Norte.
Ernani Fagundes
De gaiato no navio
O reverendo Pascoe Granfell Hill navegava no H.M.S. Cleópatra quando acompanhou, em 1842, uma ação da Marinha britânica. Era a captura de um navio negreiro, que seguiria para o Brasil com 444 escravos – entre eles, 213 crianças. Em Cinqüenta Dias a Bordo de um Navio Negreiro, ele descreve os horrores que presenciou. Entre eles, a morte de 54 africanos durante o tumulto que se seguiu à captura da embarcação.
Cláudia de Castro Lima
Orwell contra Franco
Não fosse por um tiro que o feriu no pescoço e encerrou precocemente sua aventura, talvez George Orwell tivesse sido mais um dos muitos voluntários estrangeiros que tombaram na Espanha, durante a Guerra Civil no século passado. Em Lutando na Espanha (Globo), Orwell relata sua vida entre as milícias de voluntários, cenas da guerra, a utopia que viveram e o triste fim. Um relato magnífico de um escritor que viu ação de verdade.
Fabiano Onça
Crime passional
Trinta anos após ter assassinado a socialite Ângela Diniz, Doca Street lança Mea Culpa (Planeta). Mais do que revelar sua versão dos fatos, Doca se esforça para eliminar a pecha de playboy que ainda o incomoda. Costuradas às histórias do casal estão relatos da vida do autor pós-crime. Vale pela descrição de uma alta sociedade alienada e pelo retrato de um sistema prisional que ainda fecundava embriões do Comando Vermelho e do PCC.
Cassia Dian