A história do telefone em 10 toques
Há 131 anos, o professor escocês Alexander Graham Bell, fazendo experiências com um telégrafo, conseguiu emitir um som que foi ouvido do outro lado do aparelho. Ele acabara de criar um aparato que revolucionaria o mundo. Em 1877 – há exatos 130 anos – o primeiro telefone chegava ao Brasil. Conheça aqui a trajetória do invento.
1875 - Som na linha
Em 2 de junho de 1875, Alexander Graham Bell, que morava nos Estados Unidos, fez a primeira experiência de comunicação à distância. Outro inventor americano, Elisha Gray, alegou na mesma época ter conseguido o mesmo feito por meio de condutibilidade elétrica. Mas foi Graham Bell quem patenteou o invento em 1876.
Janeiro de 1877 - Força brasileira
O imperador dom Pedro II foi o primeiro a se interessar pelo telefone, numa exposição nos Estados Unidos. Ele acabou ganhando dois telefones de Graham Bell – os primeiros a serem usados no Brasil.
Julho de 1877 - Bell Telephone
A primeira companhia telefônica surgiu em 1877, a Bell Telephone Company, em Boston. Tinha 800 telefones, era presidida pelo sogro de Graham Bell e pretendia divulgar e melhorar a tecnologia. Já a primeira estação telefônica, para transferir ligações, é de 1878, em Connecticut – na época, havia cerca de 10 mil telefones nos Estados Unidos.
1880 - Telefone público
O primeiro telefone público surge nos Estados Unidos. A cidade de New Haven, em Connecticut, foi a escolhida. A estação era uma sala com uma atendente que auxiliava e fazia a cobrança pela ligação.
1892 - Ligação direta
Revoltado com os telefonistas que não conseguiam passar ligações direito, o agente funerário Almon Strowger usou alfinetes e caixas e criou uma maneira de fazer ligações diretas. A partir de 1892, o princípio que ele demonstrou virou a tecnologia utilizada em todos os aparelhos – o próprio agente patenteou a invenção.
1935 - O orelhão
O Brasil ganha o primeiro telefone público em 1935. O posto de telefonia foi instalado numa galeria do centro do Rio de Janeiro, onde hoje está o Edifício Avenida Central. O telefone ainda não tinha o formato de orelha. Os famosos orelhões apareceram somente em 1972, também na capital fluminense.
1973 - O celular
Em 3 de abril de 1973, após 13 anos de pesquisas, o gerente geral da Motorola, Martin Cooper, fez a primeira ligação via telefone celular. O tijolão tinha 1 quilo e media 25 por 7 cm. Dez anos depois, a Motorola passou a vender o aparelho por quase 10 mil reais.
1994 - Alô via internet
A mais recente revolução se deve à empresa israelense VocalTec, responsável pelo desenvolvimento do chamado VoIP – Voice over Internet Protocol. A tecnologia permite a comunicação de voz entre pessoas pela internet e, em 2006, respondia por um tráfego internacional de 300 bilhões de minutos/ano.