Fatos que marcaram novembro
Dia 6
Idealizado pelo francês Jules Martin para facilitar a locomoção no vale do Anhangabaú, em São Paulo, o viaduto do Chá é inaugurado. Ele recebeu esse nome devido às plantações de chá que existiam no local antes da construção, iniciada em 1888. Devido ao pedágio de 60 réis (3 vinténs) por pessoa para usar a novidade nos cinco primeiros anos, ele foi apelidado de “Viaduto dos Três Vinténs”. Em 1892, em São Paulo
Dia 7
Começa a Sabinada. O movimento rebelde, que queria a independência da Bahia (ao menos até a maioridade de Pedro II) se restringiu à capital e foi sufocado em março de 1838. Em 1837, em Salvador
Eu me lembro
Até quando, ó Catilina, abusarás da nossa paciência? (...) Não sentes que os teus planos estão à vista de todos? (...) Ó tempos, ó costumes! (...) À morte, Catilina, é que tu deverias, há muito, ter sido arrastado por ordem do cônsul; contra ti é que se deveria lançar a ruína que tu, desde há muito tempo, tramas contra todos nós.
Trecho do discurso de Cícero
Dia 8
O romano Cícero faz seu primeiro discurso contra Catilina, que fora derrotado por ele nas últimas eleições para cônsul. Catilina preparava uma conspiração para assassinar o rival, mas foi desmascarado. Ele foi morto no ano seguinte. Em 63 a.C., em Roma
Dia 13
O vulcão Nevado del Ruiz, na Colômbia, entra em erupção e mata cerca de 23 mil pessoas. Quatro cidades na região dos Andes foram atingidas pelas cinzas e pelo gelo derretido, entre elas Armero, que desapareceu após o desastre. Foi a segunda pior erupção em número de mortos desde 1902, quando o monte Pelée, na ilha caribenha de Martinica, matou 29 mil pessoas.
Em 1985, no norte da Colômbia
Eu me lembro
Eu estava dormindo em minha casa, em Armero, junto com meus filhos, e meu marido havia saído com amigos. Naquele dia, acordei com a erupção. Eu dormia no segundo andar e não fui muito atingida pela lava, mas meus dois filhos, que dormiam embaixo, morreram na hora. Não encontrei meu marido e pensei que ele estava morto. Fui viver em Bogotá e só dois anos depois, por obra do destino, encontrei-o na rua. Reconstruí minha vida, tive outros dois filhos, mas ainda sonho com aquele dia de terror.
Flor Ângela Rubiano, vendedora
Dia 14
Ao investigar as reações que ocorriam quando os sangues de mais de uma pessoa se misturavam, o cientista austríaco Karl Landsteiner verifica que existem tipos sanguíneos diferentes entre os seres humanos. Ele os classifica com as letras A, B e C, depois alterada para O. Um quarto tipo de sangue, chamado de AB, foi identificado dois anos depois.
Em 1901, em Viena
Dia 16
Atahualpa, último imperador inca, cai em uma emboscada armada pelos espanhóis. Para não ser queimado vivo, ele aceitou a conversão ao cristianismo. Em agosto do ano seguinte, foi estrangulado.
Em 1532, em Cajamarca, atual Peru
Dia 24
Por complicações de saúde causadas pela aids, o cantor Farokh Bulsara, conhecido como Freddie Mercury, morre na capital britânica. Natural de Zanzibar, uma ilha próxima à costa leste da África, ele foi vocalista e um dos principais compositores do Queen.
Em 1991, em Londres
Eu me lembro
Lembro que, ao receber a notícia, pensei que a aids era uma doença muito maligna que vinha cobrar, anos após eventuais abusos e descuidos da vida artística, com a morte. A perda de Freddie Mercury ajudou o assunto a ser mais discutido e então esses tabus começaram a ser derrubados. Mas a perda foi grande para a música, pois, como vocalista, era ele quem dava personalidade ao Queen. Acredito que Freddie Mercury tenha sido o último grande cantor de uma linhagem de grandes bandas, numa época em que não somente a imagem contava, mas sim o talento do artista.
Edgard Scandurra, guitarrista do Ira!
Dia 27
Durante o Concílio de Clermont, iniciado nove dias antes como resultado do pedido de ajuda militar do imperador bizantino Alexius I contra os muçulmanos turcos, o papa Urbano II faz um discurso incitando os cavaleiros franceses da cidade a recuperarem a Terra Santa. Ele encerrou o discurso com a frase “Deus o quer”. O encontro se tornou a oportunidade para iniciar a Primeira Cruzada. Em 1095, em Clermont, na França
Dia 29
Escoltado por forças britânicas e fugindo da invasão francesa a Portugal, o rei dom João VI embarca com a família em direção ao Brasil, acompanhado por mais de 10 mil pessoas em 36 embarcações. Eles viajaram com arquivos, móveis, pratarias e uma enorme quantia em dinheiro – equivalente à metade das moedas que circulavam no país. A família real chegaria a Salvador, na Bahia, em janeiro do ano seguinte e, de lá, rumaria para o Rio de Janeiro. Dom João VI só retornaria a Portugal em 1821.
Em 1807, em Lisboa