Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Um Brasil, várias histórias

Livro analisa as últimas duas décadas do país sob a óptica de temas diferentes

Hugo Vidotto Publicado em 01/06/2007, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aventuras na História - Arquivo Aventuras
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

Quem nunca deparou com a construção “nós vamos estar enviando” ou algo parecido? Mais do que uma frase capaz de chacoalhar os ossos de Machado de Assis, é também um exemplo de como o brasileiro altera o uso da língua com o passar do tempo. Nos últimos anos, expressões em inglês, por exemplo, incorporaram-se ao vocabulário nacional sem pedir licença. Palavras foram criadas, abandonadas ou adaptadas.

A transformação da língua é um dos 18 artigos de O Brasil no Contexto, livro comemorativo dos 20 anos da editora Contexto, que faz um balanço das duas últimas décadas na história nacional.

O volume, com organização do historiador Jaime Pinsky, fundador da Contexto, traz nomes como o do cientista social Demétrio Magnoli discutindo política externa e o dos jornalistas Marília Scalzo (falando sobre comportamento) e Heródoto Barbeiro (que trata sobre esportes). Os temas vão desde os mais recorrentes em releituras históricas – como economia e direitos humanos – até outros mais ousados, como mulheres e cidades. “A multiplicidade de temas mostra que a percepção do tempo histórico, hoje, é bem mais ampla do que alguns anos atrás”, afirma Jaime Pinsky.