Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Agosto na história

Agosto na história

Maria Carolina Cristianini Publicado em 01/08/2007, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aventuras na História - Arquivo Aventuras
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

DIA 3

Forças luso-brasileiras comandadas pelo sargento Antônio Dias Cardoso derrotam os holandeses na Batalha do Monte das Tabocas. O embate deu início à guerra para expulsão dos invasores da região, o que só ocorreria nove anos depois.

Em 1645, no monte das Tabocas, em Pernambuco

Eu me lembro

"Graças ao sargento-mor Antônio Dias Cardoso e mediante favor divino alcançou-se a vitória. Tudo alcançado após Deus, pela boa ordem com que Dias Cardoso dispôs a batalha, dando (...) muito exemplo (...) que em quatro horas de batalha mostrou sem descansar, acudindo a todas as partes com bravo ânimo."

Trecho escrito por João Fernandes Vieira, um dos líderes da guerra

DIA 4

A escritora Rachel de Queiroz se torna a primeira mulher eleita para a Academia Brasileira de Letras. Ela venceu por 23 votos a 15 o jurista Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda e ganhou a cadeira n° 5, fundada pelo poeta Raimundo Correia.

Em 1977, no Rio de Janeiro

DIA 6

Vindo de Nova Granada, atual Colômbia, e após vencer seis batalhas contra os espanhóis, Simón Bolívar entra em Caracas e é aclamado como “o libertador”. A luta de Bolívar pela independência iria até 1824 em outros três países além da Venezuela: Colômbia, Equador e Peru.

Em 1813, na Venezuela

Eu me lembro

"Eu estava prestes a completar 16 anos e, já dedicado à literatura, nada de relevante ligado às letras me escapava. Torci muito para que Rachel de Queiroz entrasse na Academia. Fiquei sabendo do fato pelo jornal do dia seguinte e vibrei bastante. A Academia me parecia uma instituição envenenada pelo moralismo e pelas limitações da época, entregue à ditadura. A entrada de Rachel na casa dos imortais significava uma oxigenação num ambiente purista demais, formal ao extremo. Abrindo suas portas para uma mulher, enfim a Academia começava a mostrar uma face de novos tempos, apontando para a democracia que ainda demoraria um pouco a chegar."

Paulo Bentancur, escritor e crítico literário

DIA 9

Durante a guerra civil romana, com Júlio César de um lado e Pompeu de outro, acontece a decisiva Batalha de Farsália, vencida por César. O derrotado seguiu para o Egito, onde foi assassinado. E César se tornaria ditador em Roma.

Em 48 a.C., na Grécia

DIA 9

Na prova de revezamento 4 x 100, o atleta americano Jesse Owens ganha sua quarta medalha de ouro nas Olimpíadas de Berlim. Negro, ele calou por um tempo Adolf Hitler e seus ideais de superioridade da raça ariana.

Em 1936, em Berlim, na Alemanha

DIA 11

Numa manifestação contra o presidente Fernando Collor de Mello que reuniu cerca de 15 mil pessoas na avenida Paulista, estudantes pintam seus rostos com palavras de ordem. A partir daí, se tornariam conhecidos como “caras-pintadas”.

Em 1992, em São Paulo

Eu me lembro

"Tinha 17 anos e fui à manifestação por achar importante participar do movimento. No meio da passeata, resolvi pintar meu rosto com batom. Uma amiga escreveu a palavra ‘fora’ em mim e eu escrevi ‘chega’ nela. A idéia era mostrar o que nós estávamos sentindo, mas no dia seguinte minha foto saiu nos jornais e me tornei uma espécie de símbolo dos caras-pintadas. Compareci às outras passeatas, mas aquela foi muito emocionante para todos os jovens que lutaram pela saída de Collor. Estávamos engajados em algo que poderia mudar o país. Sempre acreditei que a luta dos estudantes daria certo, fiz minha parte e vou continuar fazendo."

Cecília Lotufo, administradora de empresas

DIA 15

Erguida pelo arquiteto Giovanni dei Dolci sob as ordens do papa Sisto IV, a Capela Sistina tem sua primeira missa celebrada. A construção da capela, chamada de Sistina por causa do nome do papa, havia começado oito anos antes.

Em 1483, no Vaticano

DIA 22

Representantes de 12 países assinam a Primeira Convenção de Genebra, que cria o Comitê Internacional da Cruz Vermelha. O documento falava sobre melhores condições de tratamento a feridos em guerras e estabelecia o uso do emblema da Cruz Vermelha em unidades de socorro.

Em 1864, em Genebra, na Suíça

DIA 24

Em meio à guerra entre os dois países, iniciada dois anos antes, tropas britânicas derrotam as forças americanas ao desembarcarem no território inimigo e seguem para a cidade de Washington, onde incendeiam a Casa Branca, o Capitólio e outros prédios públicos.

Em 1814, em Washington

DIA 28

Soldados do governo imperial iniciam uma violenta repressão contra a Confederação do Equador. A revolta em protesto contra a Constituição que centralizava o poder nas mãos de dom Pedro I terminaria em novembro.

Em 1824, em Pernambuco