O.J Simpson e os irmãos Menendez - Getty Images
Irmãos Menendez

A verdadeira ligação entre os Irmãos Menendez e O.J Simpson

Em "Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais", a Netflix chama atenção ao revelar uma conexão entre O.J Simpson e Lyle e Erik

Thiago Lincolins Publicado em 03/10/2024, às 17h00

Em 1994, O.J. Simpson foi encarcerado no Centro de Detenção Masculina do Condado de Los Angeles, sob a acusação de assassinato de sua ex-esposa, Nicole Brown Simpson, e de seu amigo Ronald Goldman.

Esse episódio, que entrou para a história dos Estados Unidos, é relembrado na segunda temporada de "Monstro", da Netflix, que revive o caso dos irmãos Menendez, responsáveis pelo assassinato dos próprios pais.

Em determinado momento da série, Erik nota a chegada de um detento que parece ter intimidade com os policiais. Logo percebe que se trata de O.J Simpson. A produção mostra uma conversa intensa entre o esportista e o Menendez.

os irmãos Menendez - Getty Images

 

Em entrevista a Larry King, o Erik da vida real relembrou os preparativos para a chegada de Simpson à prisão. "Eu assistia àquela famosa perseguição pela televisão," relatou Erik. "Pediram-me para limpar a cela dele, dias antes. Sabiam que ele seria preso... antes mesmo que ele soubesse".

A chegada

Erik recordou o momento em que Simpson entrou na prisão, algemado e acorrentado, acompanhado por cerca de quinze agentes, que o colocaram em uma cela próxima, como mostra a série da Netflix. Embora tenham sido vizinhos temporários, Erik descreveu Simpson como "uma pessoa animada e carismática".

Curiosamente, não era a primeira vez que se encontravam. Anos antes, José, pai de Erik, trabalhava como executivo na Hertz Car Rentals, empresa para a qual Simpson atuava como porta-voz. Em uma noite, convidou o esportista para jantar e apresentou-o aos seus filhos.

Em 2017, Lyle Menendez refletiu sobre esse reencontro em uma entrevista à revista People. "O.J. Simpson esteve várias vezes em nossa casa," comentou Lyle. "Nunca imaginei que nos encontraríamos novamente na prisão, enfrentando acusações de assassinato." Os irmãos Menendez se declararam inocentes, mas Lyle incentivou Simpson a aceitar um acordo judicial.

Conselhos

No livro "The Menendez Murders", de Robert Rand, Lyle revelou ter oferecido conselhos jurídicos a Simpson. Na série, quem faz isso é Erik.

"Disse a ele que estava preocupado com o fato de Robert Shapiro [um dos advogados de Simpson] não permitir que ele contasse a verdade. Afirmei saber que não havia sido premeditado e que ele havia agido no calor do momento." Quando Rand questionou se Simpson parecia culpado, Lyle respondeu: "Com certeza."

O.J Simpson - Getty Images

 

Ainda assim, Erik e Lyle tentaram o ajudar a se adaptar à vida na prisão. O caçula de José e Kitty relatou ao escritor que o esportista tinha dificuldades em aceitar sua situação.

"Ele estava iludido, acreditando que sairia em três semanas." Em determinado momento, Erik escreveu uma carta para Simpson.

"Contei-lhe muitas coisas," lembrou Erik. "Disse-lhe que quando chorasse -- lembrasse dessas lágrimas. Que segurasse essas emoções porque estava chorando por seus filhos, por tudo o que estava perdendo... Que lembrasse quem estava fazendo isso com ele e lutasse -- continuasse lutando. Precisava começar a se preocupar com sua vida, não com sua reputação." Após ler a carta, Erik contou: "Toda vez que passava pela minha cela, ele sorria e piscava."

Apesar de estarem no mesmo bloco carcerário, aparentemente Simpson recebeu tratamento diferenciado. Erik afirmou que ele tinha acesso a refeições melhores e podia manter a porta da cela aberta, privilégios não concedidos a ele e Lyle. "Estavam tratando-o como realeza," afirmou Erik a Rand. "Todos estavam maravilhados com ele e queriam conversar com ele".

A decisão

Eventualmente, o esportista foi absolvido das acusações de assassinato, decisão que Erik acredita ter influenciado negativamente na sentença dele e de Lyle.

O.J Simpson

 

"O veredicto de O.J. teve um efeito muito negativo no nosso caso," afirmou Erik. O julgamento de Simpson gerou indignação pública em relação ao sistema judiciário de Los Angeles, tema abordado por Erik no documentário sobre crimes reais "The Menendez Murders: Erik Tells All."

"Havia uma sensação de que uma injustiça extrema havia ocorrido," comentou Erik. "E agora precisávamos corrigir isso com cada réu subsequente. Nós fomos os próximos réus."

Crime assassinato estreia netflix série produção Streaming True crime irmãos Menendez O.J Simpson

Leia também

'Os 33': Como é a verdadeira história por trás do filme


Sumiço de Priscila Belfort: A teoria levantada pela família em série documental


Reconstrução facial de faraó feita por brasileiro cai em polêmica no Egito


Dom Casmurro: Capitu traiu Bentinho? Entenda a discussão


Irmãos Menendez: Veja 5 revelações do novo documentário da Netflix


Lizzie Borden: O chocante crime que serviu de inspiração para autor best-seller