Em Senna, nova série da Netflix, o público acompanha uma mistura de fato e ficção sobre o piloto que entrou para a História
Thiago Lincolins Publicado em 05/12/2024, às 11h26 - Atualizado em 08/12/2024, às 09h25
Em destaque entre as séries mais assistidas na plataforma de streaming Netflix, 'Senna' mistura fato e ficção ao retratar a vida pública e íntima do piloto que virou celebridade no Brasil: Ayrton Senna.
Indo além das vitórias nas pistas de corrida, a produção da Netflix também mergulha na vida privada do tricampeão de Fórmula 1, marcada por relacionamentos com nomes como Xuxa Meneghel e Adriane Galisteu.
"De prodígio a herói da Fórmula 1, Ayrton Senna era conhecido por sua postura contra injustiça no esporte. Mas o que realmente fez dele uma lenda?", destaca a sinopse da série.
Logo no primeiro episódio, um nome chama atenção dos assinantes: Lilian Vasconcellos, a única esposa de Ayrton. Ela e o futuro piloto se conheciam desde a infância e se casaram em 1981. Em seguida, passaram a viver em Norwich, na Inglaterra. Na Europa, Senna começou a se destacar nas pistas de corrida.
"Ele disse que gostava de mim e falou do kart, da vontade de ir a Europa. Em dois meses nos casamos. Eu tinha de 19 para 20 anos. Nossas famílias soltaram rojão. Adoraram porque minha mãe sempre quis e a dona Neide também. Nos casamos e no dia seguinte fomos a Europa porque ele foi disputar provas de kart e a Fórmula 3. Moramos em Norwich, na Inglaterra", explicou Lilian ao G1 em 2010.
No entanto, o relacionamento naufragou. Embora existisse amor, o foco de Ayrton estava nas corridas. Ela e Senna chegaram a voltar para o Brasil e o piloto até mesmo tentou abandonar as pistas, no entanto, não durou. Senna voltou para a Europa e logo depois veio o divórcio.
Ao mesmo veículo de comunicação, Lilian relembrou o momento em que soube do acidente do ex-marido. "Eu estava em minha casa, num terceiro casamento. Eu passei e vi [pela TV] e na mesma hora me sentei no sofá e eu falei ‘tá morto’, sem avisarem nada ainda. Só estava aparecendo o acidente. Pressenti, veio uma coisa em mim. Aí eu senti que ele estava morto", disse ela.
No entanto, chama atenção que Lilian não tenha comparecido ao enterro do ex-marido. Na entrevista, ela explicou que visitou Neide, a mãe de Ayrton, após a tragédia. Mas, por respeito ao então companheiro, optou por não marcar presença na despedida do piloto.
"Para não ser mais uma concorrente [risada]. E para respeitar também a pessoa com quem eu estava no momento porque eu acho que ela não ia ficar feliz. Meus pais foram [ao velório], e eu depois fui [para a casa de Senna em São Paulo e ao cemitério onde ele foi enterrado]", relembrou Lilian ao veículo. "Dona Neide foi muito legal comigo, me deixou entrar no quarto dele. Me deixou sozinha, sabe? Foi muito bacana porque ela sabia de todo o sentimento que eu tinha. Isso foi depois da minha terceira separação".
Todos os episódios de 'Senna' já podem ser conferidos no catálogo da plataforma de streaming Netflix.
A Imperatriz: Como era a dieta rigorosa da verdadeira Sissi?
Senna: Como a família do piloto explica o apagamento de Galisteu na série
O Trem Italiano da Felicidade: Existe uma história real por trás do filme?
'Evaporação': Conheça as empresas que auxiliam pessoas a desaparecer no Japão
Senna: A confissão feita por Xuxa que ficou de fora da série da Netflix
Natal ao lado da família real era um pesadelo para a princesa Diana