A aclamada série da Netflix que retrata a mente de serial killers foi inspirada em histórias verídicas
Victória Gearini Publicado em 21/11/2020, às 12h00 - Atualizado às 18h32
A famosa série da Netflix, Mindhunter, já conquistou diversos fãs e conta com duas temporadas lançadas no streaming. Baseada no livro de John E. Douglas, a trama retrata a história do autor, quando ele ainda era agente especial do FBI. Na época, o escritor foi um dos responsáveis por criar perfis criminais na agência.
Crimes reais
John E. Douglas nasceu no Brooklyn e passou quatro anos de sua vida na Força Aérea. Em 1970, começou a trabalhar no FBI e, mais tarde, atuou como negociador de reféns. Assim como é retratado na primeira temporada do Mindhunter, Douglas ensinou, ainda, psicologia criminal para agentes norte-americanos.
Nesta mesma época, o agente aposentado criou o Programa de Perfis Criminais do FBI, onde começou a estudar o comportamento violento dos serial killers mais conhecidos dos Estados Unidos. Como parte da pesquisa, Douglas entrevistou diversos criminosos, entre eles Charles Manson, Ted Bundy e Ed Gein.
A primeira temporada do Mindhunter ainda apresenta Edmund Kemper, conhecido como Coed Killer; o estuprador Montie Rissell; o necrófilo Jerry Brudos; e o serial killer Richard Speck. O que poucas pessoas sabem é que todos os personagens apresentados na série foram, de fato, entrevistados por Douglas.
Dentre os criminosos que o especialista interrogou, o que mais lhe perturbava era Gary Heidnik. Em entrevista à Fox News, em 2019, o ex-agente declarou que o cruel assassino enchia um poço com água, mas não afogava suas vítimas. Muito mais cruel, ele as eletrocutava, enquanto as pessoas estavam imersas na água.
“O que tornou tudo ainda pior foi que, depois de matá-los, ele colocava as vítimas em um moedor de carne e alimentava as outras vítimas... Ele foi definitivamente o mais chocante”, disse Douglas, ainda em entrevista à Fox News.
Já a segunda temporada da série retrata, principalmente, os assassinatos de crianças ocorridos em Atlanta. Durante as investigações, o agente especial traçou um perfil psicológico do assassino, levando à condenação de Wayne Williams. Além disso, a segunda parte de Mindhunter conta a história de BTK Killer, Son of Sam e Manson.
Personagens reais
O protagonista da série, Holden representa o próprio John E. Douglas. Já o agente do FBI, o personagem Bill Tench, foi baseado em Robert Ressler, que trabalhou ao lado de Douglas, sendo um dos responsáveis pelo termo serial killer.
Além disso, a personagem Wendy Carr foi inspirada na Dra. Ann Wolbert Burgess, consultora do FBI que trabalhou ao lado destes agentes. Debbie, a namorada de Holden, no entanto, trata-se de uma personagem fictícia, sem qualquer inspiração na realidade.
+Confira o trailer da primeira temporada de Mindhunter:
++Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:
Mindhunter, de John Douglas e Mark Olshaker (2017) - https://amzn.to/35u3BQ3
Psicopata Americano, de Bret Easton Ellis (2020) - https://amzn.to/34yE1t1
Serial Killers - Anatomia do Mal: Entre na mente dos psicopatas, de Harold Schrechter (2019) - https://amzn.to/39YVlGK
De frente com o serial killer, de Mark Olshaker e John E. Douglas (2019) - https://amzn.to/2UX47R4
Lady Killers: As mulheres mais letais da história, de Tori Telfer (2019) - https://amzn.to/3c7BoPb
Ted Bundy: Um Estranho ao Meu Lado, de Ann Rule (2019) - https://amzn.to/3cauuc9
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp
Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W
Vitória de Donald Trump representa 'risco de turbulências', avalia professor
Há 90 anos, morria o ilustre cientista Carlos Chagas
Ainda Estou Aqui: 5 coisas para saber antes de assistir ao filme
O Exorcista do Papa: O que aconteceu com o padre Gabriele Amorth?
Relação tempestuosa e vida reservada: Quem é Vivian Jenna Wilson, filha de Elon Musk
Confira 5 gladiadores que ficaram famosos no Império Romano