Imagens do esquilo que chama atenção nas redes sociais - Arquivo Pessoal
Estados Unidos

Entenda o caso do esquilo tirado de homem e sacrificado nos Estados Unidos

Nas redes sociais, chama atenção o caso de um esquilo sacrificado após ter sido separado de homem que o resgatou; entenda

Thiago Lincolins Publicado em 05/11/2024, às 12h00

Mark Longo expressou sua indignação com a decisão do estado de apreender e sacrificar um esquilo que ele havia resgatado e transformado em uma celebridade nas redes sociais.

Longo, responsável pelo cuidado do animal, declarou que não deixará a ação do estado "passar despercebida" e prometeu tomar medidas em resposta, repercutiu a ABC News.

Em entrevista, Longo não detalhou quais seriam seus próximos passos, mas afirmou que as autoridades ouviriam dele sobre o destino de Peanut, o esquilo, e Fred, um guaxinim também confiscado e sacrificado.

Os animais

Peanut foi acolhido por Longo há sete anos, após a mãe do esquilo ser atropelada em Nova York. Desde então, o animal conquistou milhares de seguidores nas redes sociais, encantando-os com suas performances usando pequenos chapéus e degustando waffles, por exemplo.

Quanto ao guaxinim Fred, Longo explicou que foi deixado à sua porta alguns meses atrás; após ajudá-lo a se recuperar de ferimentos, planejava soltá-lo na natureza com sua esposa.

Longo ao lado do esquilo - Arquivo pessoal

 

Confisco

Os animais foram confiscados na última quarta-feira, 30, pela equipe do Departamento de Conservação Ambiental (DEC) do estado, de sua casa em Pine City, próximo à fronteira com a Pensilvânia. O DEC informou que agiu após receber denúncias sobre a posse ilegal e potencialmente insegura de animais.

A legislação estadual exige licença para a posse de animais selvagens. Assim, o DEC e o Departamento de Saúde do Condado de Chemung explicaram que tanto o esquilo quanto o guaxinim foram sacrificados para testes de raiva, após Peanut morder uma pessoa envolvida na investigação.

Mark, entretanto, contestou essa versão, afirmando não ter presenciado nenhuma mordida durante a operação descrita por ele como excessiva. Ele ainda relatou não ter sido contatado pelas autoridades desde então.

"Sinceramente, isso ainda parece meio surreal, que o estado em que vivo realmente me escolheu como alvo e levou dois dos animais mais amados deste planeta, nem mesmo os colocou em quarentena. Eles os tiraram da minha casa e simplesmente os mataram", afirmou ele ao veículo internacional.

Estados Unidos revolta animal homem redes sociais Debate internautas Esquilo sacrificado

Leia também

Star Wars: Mudança de roteiro de George Lucas alterou destino de personagem


Historiador explica significado de suástica em antigo tonel da Shell


Maníaco do Parque recebeu dinheiro por novo filme? Prime Video responde


Veja a última refeição de um crocodilo mumificado de 3.000 anos


Gladiador 2: Conheça a história de Lucius, protagonista do filme


Confira 5 gladiadores que ficaram famosos no Império Romano