Esses milagres exigem um bocado de fé para acreditar. Confira!
Vitor Lima Publicado em 15/07/2019, às 08h00
Milagre, por definição, é uma quebra das regras deste mundo. Mas algumas quebras são maiores que outras: uma coisa é fazer um câncer retroceder. Outra é decolar e dar voltas em torno da Igreja.
Santos famosos, como Santo Antônio, não estão livres de milagres exuberantes. A ele se atribui ter se teletransportado da Itália até Portugal para salvar o pai, que seria enforcado – o que nem é tão impressionante assim, considerando-se que outros santos podiam tanto se teletransportar quanto continuar no mesmo lugar, virando dois ao mesmo tempo.
Veja este e outros seis milagres que exigem um bocado de fé para acreditar:
7. Milagre 2.0
Em 2007, a brasileira Ana Maria Dykes, moradora dos Estados Unidos, depois de receber a notícia de que possivelmente estava com câncer, ligou para a irmã no Brasil - que lhe recomendou as pílulas do Frei Galvão, canonizado naquele ano. Ana Maria não tinha como obter as milagrosas pílulas a tempo. Resolveu então acender velas virtuais no site do santo. Após alguns dias, o tumor sumiu.
6. A casa voadora
A Santa Casa de Loreto, na Itália, teria aterrissado no país em 1291. Isso mesmo. O milagre, atribuído a Nossa Senhora de Loreto, fez com que a tal casa, localizada em Nazaré - terra sagrada para os católicos e recém-perdida nas cruzadas - voasse da Palestina para Dalmácia, na atual Croácia, e depois para Loreto.
5. Telemilagre
Santa Clara de Assis estava tão doente que não conseguiu acompanhar as irmãs do convento na celebração da missa de Natal. Mas ela não perdeu a missa. Um milagre fez com que conseguisse acompanhar de seu quarto tudo o que acontecia, projetado na parede e com som. Quando as outras freiras voltaram, ela lhes descreveu tudo em detalhes. No século 20, o Papa Pio XII a nomeou como a Padroeira da Televisão.
4. Fugindo da barriga do dragão
Margarida de Antioquia, mais conhecida como Santa Margarida, despertou a cobiça do governador Olybrus, que propôs-lhe casamento. Ele era considerado um bom partido, mas impôs a condição de que ela devia renunciar ao cristianismo. Margarida não aceitou e foi presa, torturada, queimada e fervida viva, sem morrer.
Em meio a isso, o próprio Satã tentou ajudar os romanos, transformando-se em um dragão e devorando-a inteira. A santa conseguiu escapar após rasgar a pele do animal com seu crucifixo. Por causa disso, ainda que tenha morrido virgem, é considerada a padroeira das gestantes.
3. O milagre da multiplicação dos santos
Eu te medico, Deus te cura: foi assim que o frei Martinho de Porres ficou conhecido. Ajudava pessoas que estavam doentes, dizendo que curava com o auxílio das plantas que cultivava em sua própria horta. O que fez com que vários que o conheceram, em suas viagens pelo mundo, quisessem tê-lo por perto quando ficavam doentes.
Sem problemas: o santo podia estar em dois lugares ao mesmo tempo. Sem nunca sair de sua Lima natal, foi visto no Japão, China, Filipinas, México, África e França. E ele está longe de estar sozinho: o milagre da Bilocação é toda uma categoria. São Cupertino, o que voava, é um dos colegas de Martinho a se duplicar.
2. Antigravidade
São José de Cupertino, segundo a Igreja Católica, teria o dom de voar. O milagre aconteceu após o santo entrar em um profundo transe religioso que o fez sobrevoar as pessoas que estavam à sua volta – ele inclusive repetiu o feito em frente ao Papa Urbano VIII. Cupertino levitava tanto que foi julgado pela inquisição e transferido para múltiplos mosteiros para não causar problemas. Hoje, é o padroeiro dos pilotos.
1. Esguicho de sabedoria
Ainda Estou Aqui: Entenda por que o filme é tão importante para o Brasil
Dom Antônio de Orleans e Bragança recebia a "taxa do príncipe"?
Banco Central sob Ataque: Veja a história real por trás da série da Netflix
Outer Banks: Série de sucesso da Netflix é baseada em história real?
O Rei Leão: Existe plágio por trás da animação de sucesso?
Ainda Estou Aqui: O que aconteceu com Eunice Paiva?