Vito Genovese: realidade e ficção - Getty Images e Divulgação
Vito Genovese: realidade e ficção - Getty Images e Divulgação
The Alto Knights

The Alto Knights: Máfia e Poder: conheça a história real por trás do filme

The Alto Knights: Máfia e Poder, filme estrelado por Robert De Niro, traz o ator no papel dos dois personagens principais

Giovanna Gomes Publicado em 20/03/2025, às 20h00

The Alto Knights, novo filme estrelado por Robert De Niro, já pode ser assistido nos cinemas brasileiros. Dirigido por Barry Levinson (vencedor do Oscar por Rain Man (1988), o longa baseado em fatos promete trazer às telonas um dos confrontos mais intensos e lendários do submundo do crime ítalo-americano.

Vale destacar que De Niro interpreta na obra não apenas um, mas os dois personagens principais: Vito Genovese e Frank Costello — figuras históricas que comandaram boa parte do crime organizado em Nova York no século 20.

Histórica rivalidade

Como destacou o portal Screen Rant, ambos os mafiosos começaram suas carreiras criminosas ao lado de Charlie "Lucky" Luciano, chefe da gangue siciliana de Manhattan, ainda na década de 1920.

Quando Luciano fundou a poderosa Família Luciano em 1931, foi Genovese o escolhido para atuar como seu subchefe, enquanto Costello foi designado como seu consigliere (conselheiro de confiança).

Durante os anos 1930, Frank concentrou-se em ampliar sua influência por meio do controle dos caça-níqueis da cidade. Vito, por outro lado, acabou fugindo para a Itália em 1937, após ser acusado de assassinato.

De Niro interpreta dois personagens em novo longa / Crédito: Divulgação

 

Chefe da família

Com Genovese fora do país e com a prisão de Luciano por comandar uma rede de prostituição, Costello foi, então, promovido a chefe. No entanto, a volta de seu parceiro de crime aos EUA, em 1945, reacendeu tensões: ele queria o posto de líder, mas Luciano recusou-se a destituir Costello.

O problema tomou proporções maiores quando, em 1957, Genovese ordenou uma tentativa de assassinato contra Costello. Este sobreviveu ao atentado, mas decidiu se aposentar pouco depois, abrindo caminho para o rival assumir o controle.

Processos e prisões

A disputa entre os rivais, porém, se estendeu para fora dos corredores do crime, com ambos enfrentando processos judiciais e prisões. Genovese foi condenado a 15 anos por tráfico de heroína em 1959, enquanto Costello foi preso várias vezes entre 1952 e 1961, além de quase perder sua cidadania americana.

De Niro faz Costello e Genovese em The Alto Knights / Crédito: Divulgação

 

Mesmo aposentado, Costello manteve sua influência até morrer de ataque cardíaco em 1973; Genovese também morreu da mesma forma, quatro anos antes, em 1969.

No cinema

Em The Alto Knights, essa história que envolve alianças e traições ganha vida sob a direção de Levinson, que já trabalhou com De Niro em O Mago das Mentiras (2017), da HBO. O elenco ainda traz Cosmo Jarvis, que tem se destacado em Hollywood após seu papel em Shōgun. O filme foca em como dois personagens poderosos, que um dia foram aliados, acabaram se tornando inimigos mortais.

Cinema Robert De Niro máfia italiana mafiosos The Alto Knights Frank Costello Vito Genovese

Leia também

El Turco: 5 coisas para saber antes de assistir à série


O ator de '1883' que não é fã de 'Yellowstone': 'Não suporto...'


A Caça ao Tesouro de Fenn: 5 coisas para saber antes de ver a série


Família Mans tentou fazer 'lavagem cerebral' em Natalia Grace? Entenda!


Uma Família Perfeita: Por que os Barnett desconfiaram de Natalia Grace?


Conheça a história do 'rock star assassino' que virou documentário da Netflix