Volodymyr Zelensky - Getty Images
Volodymyr Zelensky

Zelensky pede que russos sejam punidos após cortes de energia na Ucrânia

Ataques aéreos provocaram cortes de energia no país, deixando ucranianos sem luz e aquecimento

Giovanna Gomes Publicado em 24/11/2022, às 12h54

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu à ONU que puna a Rússia pelos ataques aéreos realizados contra a infraestrutura civil do país, que provocaram cortes de energia pelo território.

Sem o fornecimento de energia, os ucranianos têm enfrentado temperaturas abaixo de zero. Por esse motivo, as autoridades do país estão trabalhando incansavelmente nesta quinta-feira, 24, para reativar as luzes e o aquecimento.

Pela manhã, Kiev informou que a energia havia sido restaurada em três quartos da capital, além de que a água teria voltado a chegar a algumas regiões. A expectativa é que até o final do dia, todas as três usinas nucleares presentes no território sejam reativadas.

"Hoje é apenas um dia, mas recebemos 70 mísseis. Essa é a fórmula russa do terror. Tudo isso contra nossa infraestrutura energética", declarou Zelenskiy na noite de ontem, 23, à câmara do Conselho de Segurança da ONU.

Hospitais, escolas, transportes, bairros residenciais, todos sofreram", destacou o presidente, que pediu às Nações Unidas que se mobilizem para deter os ataques. 

'Vamos reconstruir tudo'

Mais tarde, em discurso voltado aos cidadãos ucranianos, Zelenskiy declarou: "Vamos reconstruir tudo e superar tudo isso porque somos um povo indestrutível".

Se Moscou realmente acredita que a falta de energia fará com que os ucranianos derrubem o governo e implorem por misericórdia, então, depois de nove meses de guerra, o Kremlin ainda não sabe absolutamente nada sobre a Ucrânia", escreveu no Twitter o conselheiro de Zelenskiy, Mykhailo Podolyak.
Rússia Ucrânia ONU energia frio usinas Zelensky

Leia também

Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados