Yahya Sinwar - Getty Images
Mundo

Yahya Sinwar assume liderança do Hamas após assassinato de Ismail Haniyeh

O novo líder do Hamas Yahya Sinwar conhecido por sua linha dura, foi escolhido em meio a tensões crescentes na região

Redação Publicado em 06/08/2024, às 16h52

Nesta terça-feira, 6, o grupo terrorista Hamas anunciou a nomeação de Yahya Sinwar como seu novo chefe, após o assassinato de Ismail Haniyeh em Teerã na última quarta-feira, 31. Sinwar, que anteriormente ocupava a posição de número 2 na hierarquia do Hamas, foi escolhido em um momento de intensificação dos conflitos na região.

O novo líder, de 61 anos, é uma figura conhecida por sua linha dura e forte envolvimento nas operações na Faixa de Gaza. Ele tem uma longa história com o Hamas, tendo se unido ao grupo desde sua fundação em 1987, durante a Primeira Intifada. Yahya é também o fundador do Majd, o serviço de segurança interna do grupo terrorista.

Sua trajetória inclui 23 anos em prisões israelenses, de onde foi libertado em 2011 como parte de uma troca de prisioneiros. Desde então, Sinwar tem desempenhado um papel crucial nas operações do Hamas, sendo ex-comandante de elite das brigadas Al-Qasam e apontado como mentor do ataque de 7 de outubro.

Paradeiro desconhecido

Segundo o G1, o paradeiro do chefe é desconhecido desde o início da guerra contra Israel. No entanto, o serviço de inteligência israelense acredita que ele ainda esteja na Faixa de Gaza. Desde o assassinato de Haniyeh, o palestino era considerado um dos principais candidatos para assumir a liderança do Hamas.

Yahya é conhecido por manter seus movimentos em absoluto segredo e não aparece em público desde 7 de outubro. Sua nomeação sinaliza uma continuidade na abordagem rígida frente ao conflito.

*Sob supervisão;

Mundo notícias Faixa de Gaza Hamas Yahya Sinwar

Leia também

Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola


'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix