Camilo Cristófaro, vereador de São Paulo - Divulgação/Vídeo/CNN
Brasil

Vereador tem fala racista na Câmara de São Paulo: ‘Coisa de preto’

Camilo Cristófaro pediu desculpas pelo ocorrido após trecho de áudio vazado circular nas redes sociais

Redação Publicado em 04/05/2022, às 11h00

O vereador de São Paulo Camilo Cristófaro (PSB) foi pego proferindo uma fala racista ao não perceber que estava com o microfone aberto durante uma sessão na Câmara Municipal de São Paulo na última terça-feira, 3.

Em um momento da sessão, o parlamentar afirmou que a situação era “coisa de preto”. O trecho do áudio acabou sendo divulgado e passou a repercutir nas redes sociais. Nele, Cristófaro dizia: “Não lavaram a calçada (…) é coisa de preto, né?”

Com o encerramento do debate, o vereador pediu desculpas sobre o que havia dito, falando sobre o caso em uma reunião do Colégio de Líderes da Casa. A assessoria dele havia informado a CNN no começo da tarde que não iria se manifestar “por enquanto”.

Eu queria primeiro, se alguém se sentiu ofendido — e eu acho que deve se sentir —, eu peço desculpa por um contexto que eu fiz com ele e que ele faz comigo”, explicou o parlamentar, sem especificar a quem se referia.

Ele continuou: “Então, é uma brincadeira nossa. Tanto é que ele é um cara que frequenta a minha casa. É uma pessoa que eu me orgulho”.

O caso foi recebido pelo presidente da Câmara, Milton Leite (União Brasil) com “indignação” e deve ser debatido na Corregedoria da Casa. “Que o corregedor dê celeridade ao processo. O desfecho cabe aos seus membros da Corregedoria. Não dá para aceitar mais isso”, afirmou Leite em nota.

História racismo notícia vereador câmara são paulo Camilo Cristófaro

Leia também

Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha