Imagem do velório de Sebastián Piñera, realizado na sede do Congresso Nacional - Getty Images
Mundo

Velório do ex-presidente chileno, Sebastián Piñera, é aberto ao público

Com a presença da população e de líderes estrangeiros, o Chile deu início às cerimônias fúnebres do ex-presidente Sebastián Piñera

Redação Publicado em 08/02/2024, às 14h41

O funeral do ex-presidente chileno Sebastián Piñera, que morreu na terça-feira, 6, em um acidente de helicóptero, teve início na última quarta-feira, 7, na cidade de Valdivia, no sul do Chile. O país irá realizar três dias de homenagens. 

Ontem, o corpo do político foi transportado para a capital por um avião da Força Aérea. No voo estavam os quatro filhos do ex-presidente, alguns de seus netos e sua esposa, Cecilia Morel, com quem Piñera era casado desde 1973. O caixão foi recebido pelo atual presidente, Gabriel Boric, e o cortejo seguiu para a sede do Congresso Nacional, onde será realizado o velório.

Conforme repercutido pelo jornal O Globo, durante uma entrevista coletiva, o ministro das Relações Exteriores, Alberto van Klaveren, explicou que as cerimônias fúnebres irão se estender até esta sexta-feira, 9, quando o caixão será transportado até a Catedral Metropolitana para a celebração de uma missa com “os líderes ou presidentes estrangeiros que desejam participar do funeral”.

Entre as figuras que já confirmaram sua presença na cerimônia religiosa estão os ex-presidentes do Equador, Guillermo Lasso, e do Paraguai, Mario Abdo, de acordo com informações da chancelaria. Após a missa, o corpo será sepultado em um momento reservado à família de Piñera.

O acidente

Sebastián Piñera morreu aos 74 anos quando o helicóptero que ele pilotava caiu no Lago Ranco. A causa oficial da morte foi registrada como “asfixia por submersão”. Além do ex-presidente, outras três pessoas estavam a bordo, incluindo sua irmã, Magdalena, e todos saíram com vida. No momento do incidente, Piñera pediu que os passageiros saltassem do helicóptero antes dele.

Segundo o jornal El Mundo, ao perceber um problema no voo, o ex-presidente tentou se aproximar da superfície do lago para que os outros passageiros pudessem sair com segurança. Magdalena afirmou à imprensa local que seu irmão disse: “Se eu pular com vocês, o helicóptero cairá sobre todos nós”.

Chile população Sebastián Piñera velório Ex-presidente cerimônias despedidas

Leia também

'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'