Traute Lafrenz era integrante do Rosa Branca, grupo antinazista alemão que publicava jornais críticos ao regime de Hitler
Redação Publicado em 09/03/2023, às 18h08 - Atualizado às 18h09
Traute Lafrenz, a última integrante sobrevivente do grupo antinazista alemão Rosa Branca, faleceu em 6 de março na Carolina do Sul, aos 103 anos, como anunciou a Fundação do grupo nesta quinta-feira, 9. A organização pacifista Rosa Branca publicava jornais críticos ao regime de Adolf Hitler.
Traute Lafrenz-Page morreu em 6 de março na Carolina do Sul. Ele faria 104 anos em maio", anunciou a Fundação em comunicado, como repercutido pelo O Globo.
Lafrenz era próxima de um dos fundadores do grupo, Hans Scholl. O grupo de estudantes pacifistas espalhava jornais críticos ao Terceiro Heich em Munique. Hans fundou o movimento junto de sua irmã, Sophie Scholl.
Na Alemanha, eles ficaram famosos por seu corajoso posicionamento e pelo seu enfrentamento de um cruel regime nazista. Existem escolas que levam seu nome agora em toda a Alemanha.
Estudante de medicina, foi Traute Lafrenz que informou às famílias a respeito das prisões em 18 de fevereiro de 1943 de Hans e Sophie Scholl e seu amigo, Christoph Probst, que foram executados no fim de fevereiro de 1943.
Traute Lafrenz foi condenada a um ano de prisão por “cumplicidade” e presa pela Gestapo. Ela emigrou para os Estados Unidos após a guerra, onde pôde concluir seus estudos de medicina.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza
Estrela de The Office revela segredo da 'exclusão' de três personagens do escritório
Superando expectativas: 'Gladiador 2' estreia com nota maior do que o filme original
Ativistas pedem fim de 'sacrifício' de árvore gigante ao papa no Natal
Filho de Vladimir Herzog elogia 'Ainda Estou Aqui': 'Homenagem'