Zelensky, o presidente da Ucrânia - Getty Imagens
Ucrânia

Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia

O presidente do país assinou uma lei na última sexta-feira, 17, que permite a convocação de presos para a guerra contra a Rússia; entenda!

Isabelly de Lima Publicado em 18/05/2024, às 13h40

Na sexta-feira, 17, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou uma lei permitindo a convocação de presos condenados para a guerra. Embora Zelensky ainda não tenha se pronunciado sobre o assunto, a medida reflete uma tática similar à adotada por Putin desde o início do conflito.

A decisão surge em resposta ao avanço das forças russas, que têm progredido no leste e norte da Ucrânia, aproximando-se de Kharkiv, a segunda maior cidade do país. No mesmo dia, Zelensky também sancionou outra lei controversa que prevê multas para aqueles que não respondem às convocações das Forças Armadas.

A Ucrânia prevê uma ofensiva russa ainda mais intensa nas próximas semanas, com a Rússia explorando a falta de apoio ocidental aos ucranianos, que enfrentam escassez de infantaria, blindados e munições. Apesar desse avanço, Putin afirmou ontem que não pretende capturar Kharkiv.

Embora seja um importante centro industrial e um símbolo da resistência ucraniana, o presidente russo disse que seu objetivo é apenas cercar a região, de acordo com o Uol.

Trégua no conflito

Durante uma visita à China, Putin discutiu a possibilidade de uma trégua com o presidente chinês, Xi Jinping, em meio à pressão internacional para interromper a guerra antes das Olimpíadas da França, em julho.

Este pedido foi inicialmente feito pelo presidente francês, Emmanuel Macron, e repetido por Xi Jinping durante a visita de Putin. O encontro entre os líderes russo e chinês ocorreu poucos dias após a visita de Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA, à China, onde também solicitou a Xi Jinping o fim das hostilidades.

guerra Rússia Ucrânia presidente conflito lei Presos condenados convocação Zelensky

Leia também

Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone