Tumba encontrada - Divulgação/Egyptian Ministry of Tourism and Antiquities
Egito

Tumba decorada datada de 4,3 mil anos atrás é encontrada no Egito

Mastaba com inscrições e desenhos representando a vida cotidiana foi encontrada por pesquisadores egípcios e alemães

Giovanna Gomes Publicado em 25/03/2024, às 09h01

Pesquisadores egípcios e alemães foram surpreendidos por novas escavações arqueológicas no Egito, que revelaram uma tumba construída com lama e tijolos, conhecida como mastaba, na região de Dashur.

Segundo um comunicado divulgado em 21 de março pelo Serviço Estatal de Informações do Egito, essa descoberta é significativa, pois a mastaba em questão faz parte de um vasto cemitério em Dashur, onde viveram populações do Império Antigo (2649–2150 a.C.).

Conforme informações do portal Galileu, a necrópole foi inicialmente descoberta em 2002, em colaboração com pesquisadores da Universidade Pública de Berlim, na Alemanha, e a parceria com o país europeu permanece ativa.

De acordo com Hisham El-Leithy, chefe do Setor de Preservação e Registro de Antiguidades no Supremo Conselho de Antiguidades, a tumba apresenta inscrições e desenhos que retratam cenas cotidianas da vida naquela época.

Pintura encontrada em tumba retrata burros e colheita de trigo / Crédito: Divulgação/Egyptian Ministry of Tourism and Antiquities

 

Representações

Entre as representações visuais identificadas estão imagens da colheita de grãos, barcos navegando pelo rio Nilo, além do mercado e oferendas. Esses registros são considerados raros nas mastabas encontradas até então em Dahshur.

O líder da expedição, o alemão Stefan Seidlmayer, destaca que a tumba pertencia a um homem chamado “Seneb-Neb-Af” e sua esposa, “Idet”. O local do sepultamento foi datado por volta de 2300 a.C., remontando ao final da Quinta Dinastia e início da Sexta.

As inscrições descobertas revelam que Seneb-Neb-Af ocupou diversas posições no palácio real, enquanto sua esposa detinha os títulos de Sacerdotisa de Hathor e Senhora do Sicômoro. Seidlmayer afirma que a missão continuará as escavações, visando obter mais informações sobre a necrópole.

+ Confira aqui o comunicado da descoberta.

Egito descoberta tumba inscrições desenhos Necrópole decorada

Leia também

Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola


'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo