Memorial feito para as vítimas do acidente aéreo - Getty Images
Chapecoense

TST condena Chapecoense a indenizar família de vítima do acidente em 2016

Clube de Santa Catarina foi condenado a pagar indenização de R$ 600mil e pensão mensal à família de funcionário morto em acidente aéreo de 2016

Redação Publicado em 06/06/2024, às 18h48 - Atualizado às 21h58

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) condenou a Chapecoense a pagar uma indenização à família do chefe de segurança morto no acidente aéreo de 2016. O clube deverá pagar R$ 600 mil de indenização, além de uma pensão mensal à viúva e aos cinco filhos do funcionário que estava no voo. Cabe recurso.

A Segunda Turma do TST determinou que o deslocamento ao serviço é considerado “tempo à disposição do empregador”, responsabilizando o clube catarinense pelos custos e riscos associados.

Esta sentença reverte a decisão de primeiro grau do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 12ª Região, que havia considerado que o acidente “não tinha relação com a atividade inerente do clube”.

A Chapecoense deve pagar mensalmente o valor equivalente à média salarial dos últimos 12 meses do chefe de segurança, incluindo 13º salário e férias, descontando um terço destinado às despesas do próprio empregado. A viúva e os cinco filhos devem receber sua parte da pensão em cotas iguais, com os filhos recebendo até completarem 25 anos.

Após cessar o pagamento aos filhos, a cota-parte reverterá em favor da viúva, que tem direito à pensão até fevereiro de 2049, conforme a expectativa de vida do trabalhador baseada na tabela do IBGE de 2016.

A tragédia

O acidente com o avião da Chapecoense, ocorrido em 28 de novembro de 2016, resultou na morte de 71 pessoas. Seis pessoas sobreviveram.

O time catarinense estava viajando de Guarulhos para Medellín, na Colômbia, para disputar o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional. A delegação incluía jogadores, comissão técnica, dirigentes e jornalistas.

Pouco antes de aterrissar, o avião colidiu com uma montanha. Segundo a CNN, as investigações concluíram que a aeronave não sofreu problemas técnicos, e que a queda ocorreu devido a uma pane seca causada pela falta de combustível.

morte notícias avião tragédia Justiça Chapecoense

Leia também

'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'