Jogo de quadribol e J.K. Rowling, escritora britânica - Getty Images
Entretenimento

Transfobia de autora de Harry Potter faz quadribol querer mudar de nome

A Liga de Quadribol dos EUA quer se “distanciar” cada vez mais das obras de J.K. Rowling, de onde surgiu como um esporte fictício

Isabela Barreiros Publicado em 22/12/2021, às 08h21

Duas ligas de quadribol dos Estados Unidos anunciaram que querem mudar oficialmente o nome do esporte após a mais nova polêmica de transfobia da autora J.K. Rowling, famosa por ter escrito a saga Harry Potter.

Os atletas afirmaram, em nota conjunta divulgada inicialmente pelo The Times, que querem se “distanciar” dos ideais pregados pela escritora britânica e que tem uma “reputação de um dos esportes mais progressistas do mundo em igualdade de gênero e inclusão”.

O quadribol surgiu no universo de Harry Potter como um esporte fictício e mágico, em que bruxos voavam em vassouras, mas foi adaptado ao mundo real, ganhou ligas, campeonatos e é jogado por mais de 450 equipes em mais de 30 países.

No entanto, como comunicou um porta-voz da agência literária The Blair Partnership à BBC News, a categoria nunca chegou a ser apoiada por Rowling em primeiro lugar.

"A Primeira Liga de Quadribol, o Quadribol dos Estados Unidos e a Liga Principal de Quadribol nunca foram endossados ​​ou licenciados por J.K. Rowling”, afirmou.

A posição do Quadribol dos EUA (USQ) e da Liga de Quadribol dos EUA (MLQ) foi, inclusive, apoiada pelo órgão britânico equivalente que organiza o esporte nacionalmente, o Quadribol.

Quanto ao novo nome, o The Times anunciou que as opções alternativas incluem Quickball, Quicker, Quidstrike e Quadraball.

“As ligas esperam que uma mudança de nome possa ajudá-las a continuar a se distanciar das obras de J.K. Rowling, autora da série de livros Harry Potter, quem está cada vez mais sob escrutínio por suas posições anti-trans nos últimos anos”, escreveram as ligas na nota.

“Nosso esporte desenvolveu uma reputação de um dos esportes mais progressistas do mundo em igualdade de gênero e inclusão, em parte graças à sua regra máxima de gênero, que estipula que uma equipe não pode ter mais de quatro jogadores do mesmo gênero no campo de cada vez”, acrescentaram.

+++Entenda a polêmica da transfobia de J.K. Rowling por meio desta reportagem da Aventuras na História.

História esporte notícia Harry Potter transfobia quadribol j.k.rowling

Leia também

Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha