Tesouro judaico encontrado em casa - Divulgação / vídeo / Youtube
Polônia

Tesouro judaico é encontrado durante reforma de residência, na Polônia

Quase 400 objetos datados da Segunda Guerra Mundial foram encontrados no local

Giovanna Gomes Publicado em 12/01/2023, às 10h15

Autoridades polonesas anunciaram ontem, quarta-feira, 11, a descoberta de um verdadeiro tesouro datado da Segunda Guerra Mundial. Quase 400 objetos que teriam pertencido a uma família judia foram encontrados durante uma reforma em uma casa de Lódz, na região central da Polônia.

De acordo com informações da agência de notícias AP, estão entre os achados algumas menorás e chanuquiás, que costumam ser utilizadas em celebrações judaicas, além de talheres e outros itens de uso diário.

“Os moradores que enterraram esses itens provavelmente pensaram que um dia voltariam para buscá-los, que seriam capazes de recuperá-los. Provavelmente, essas pessoas perderam suas vidas [no Holocausto]”, declarou o vice-prefeito de Lódz, Adam Pustelnik.

Segundo a agência, o inspetor Krzysztof Hejmanowski, da construtora Warbud, que encontrou o tesouro, declarou que os objetos estavam embrulhados em jornais e guardados dentro de uma caixa de madeira. Conforme afirmaram as autoridades locais, os itens serão transferidos para o Museu de Arqueologia da cidade.

Tesouro judaico / Crédito: Divulgação / vídeo / Youtube

 

Onde foram encontrados

De acordo com a fonte, os objetos foram encontrados na Rua Polnocna, 23, cuja localização ficava fora do perímetro do Gueto de Litzmannstadt. A região foi estabelecida por alemães nazistas em fevereiro de 1940 e abrigou cerca de 200 mil judeus até agosto de 1944. A grande maioria dessas pessoas morreu no local ou mesmo em campos de concentração.

judeus Polônia tesouro casa judaico menorá

Leia também

Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha