Parte das moedas encontradas recentemente na Alemanha - Divulgação/Escritório de Estado para Preservação de Monumentos no Conselho Regional de Stuttgart
Arqueologia

Tesouro com mais de 1500 moedas medievais é descoberto na Alemanha

Durante escavação em Glottertal, na Alemanha, foi encontrada uma das maiores relíquias de moedas medievais já achadas nas últimas décadas

Éric Moreira Publicado em 19/08/2024, às 09h35

Em meio a escavações realizadas em uma construção próxima a uma piscina, na cidade de Glottertal, na Alemanha, foi realizada uma descoberta arqueológica surpreendente. No local, foi encontrado um grande tesouro com mais de 1500 moedas medievais de prata, sendo este um dos maiores achados do tipo ocorridos nas últimas décadas.

Segundo a Revista Galileu, era maio quando o alemão Claus Völker, juntamente a outros trabalhadores, realizavam obras de instalação de canos próximos a uma piscina na cidade. Foi durante o trabalho que, para a surpresa geral, se depararam com o grande tesouro.

Conforme informado em declaração do Conselho Regional de Stuttgart, além das moedas, também foram apontados no local evidências de mineração e cunhagem de metais na área há cerca de 650 anos. Ao todo, foram desenterradas mais de 1500 moedas de prata pelos arqueólogos.

É o maior tesouro desde 1949 na região de Freiburg", afirma ao Live Science o arqueólogo Andreas Haasis-Berner, do escritório estadual de preservação de monumentos em Stuttgart.

+ O casal britânico que reformou a cozinha e descobriu um tesouro do século 17

Tesouro de moedas medievais descoberto na Alemanha / Crédito: Divulgação/Escritório de Estado para Preservação de Monumentos no Conselho Regional de Stuttgart
Moeda encontrada na Alemanha / Crédito: Divulgação/Escritório de Estado para Preservação de Monumentos no Conselho Regional de Stuttgart

 

Valor histórico

Após a recuperação das moedas, elas foram limpas para que, finalmente, pudessem ser analisadas mais profundamente. Conforme explicado por Haasis-Berner em comunicado, a quantia ali encontrada era bastante valiosa até mesmo na época em que circulavam, permitindo a compra de cerca de 150 ovelhas.

"Estas são principalmente moedas das casas da moeda de Breisach, Zofingen e Freiburg que foram cunhadas por volta de 1320. Há também moedas isoladas de Basileia, St. Gallen, Zurique, Laufenburg e Colmar", descreve o pesquisador.

Agora, os arqueólogos trabalham para tentar avaliar e descobrir mais detalhes sobre a circulação de moedas na região no período medieval, bem como seu valor monetário e até mesmo revelar mais sobre a cunhagem nas casas de moedas da época. Isso sem mencionar novas informações sobre o comércio de prata e mineração de Glottertal.

Glottertal foi uma das áreas de mineração mais importantes para os duques de Freiburg. O local onde as moedas foram encontradas era uma área de assentamento principal para mineradores", complementa Haasis-Berner.
Alemanha Mundo História notícias arqueologia escavações moedas medieval tesouro

Leia também

'João Sem Deus': Minissérie sobre condenado líder espiritual estreia na TV


Eva Hart, a menina que sobreviveu ao naufrágio do Titanic


Descoberta de quartel de 3.200 anos revela espada com inscrição sobre Ramsés II


Entre reis e rainhas: Produções para entender mais sobre as realezas


Monstro: Nova temporada de série da Netflix gera polêmica


Stonehenge: Origem da Pedra do Altar ganha uma nova reviravolta surpreendente