Tartaruga ameaçada de extinção - Divulgação / vídeo / TV Globo
Tartaruga

Tartaruga ameaçada de extinção sofre com contaminação provocada por tragédia de Mariana

Anos após tragédia, animais seguem apresentando altos índices de contaminação

Giovanna Gomes Publicado em 31/05/2023, às 12h49

A Reserva Biológica de Comboios, localizada em Linhares, Espírito Santo, tem sido diretamente afetada pelo rompimento da barragem em Mariana, Minas Gerais, impactando na vida de tartarugas e outros animais. De acordo com Joca Thomé, coordenador do Centro TAMAR ICMBio, os animais da região apresentam um alto índice de contaminação por metais pesados.

"Desde os microrganismos até os grandes animais, como tartarugas, golfinhos e toninhas, estão apresentando alto índice de contaminação de metais pesados", afirmou o especialista, de acordo com o portal de notícias G1. Ele acrescenta que estão sendo realizados monitoramentos com recursos da Fundação Renova, mas ainda não é possível avaliar a extensão dos danos ambientais.

Natureza contaminada

Em reportagem para a série "Pra onde, Brasil", produzida pelo programa Profissão Repórter, os jornalistas Guilherme Belarmino, Erik Von Poser e o cinegrafista Eduardo de Paula viajaram mais de mil quilômetros pelo Sudeste do país em um motorhome. A equipe documentou a luta por reparação das pessoas afetadas pelos rompimentos das barragens em Mariana e Brumadinho.

Se a natureza está contaminada, isso imediatamente vai ser sentido no ser humano. E o futuro nos dirá o quanto a gente é resiliente a isso, o quanto a natureza tem capacidade de diluir isso tudo, e a natureza voltar ao normal depois, para os seus níveis pré-desastre”, completa Joca.
notícias espécie tragédia tartaruga Espírito Santo Mariana Contaminação ameaçada

Leia também

Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola


'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado