Brayan Guarani-Mbyá - Reprodução/Twitter/mpovosindigenas
Investigação

SP: Polícia Civil investiga morte de jovem indígena, atropelado em Perus

O adolescente, Brayan Guarani-Mbyá, tinha 15 anos e morava na Terra Indígena Jaraguá

Redação Publicado em 21/08/2023, às 16h56

Na noite do último dia 12, um adolescente indígena de 15 anos, chamado Brayan Guarani-Mbyá, faleceu após ter sido atropelado em um viaduto da Rodovia dos Bandeirantes, em Perus, no noroeste da capital paulista. Agora, a Polícia Civil investiga o ocorrido.

A família de Brayan, que morava na aldeia do Pico do Jaraguá, ficou sabendo da morte do jovem dias depois do ocorrido. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), as autoridades que estiveram no local do acidente concluíram que o motorista não estava embriagado. Ele se manteve no local do acidente até a chegada dos policiais e foi liberado horas depois, após prestar depoimento na delegacia.

A pasta também esclareceu que a vítima não possuía documento de identificação:

O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para a realização de exames periciais e de identificação. Após os exames ficarem prontos, foram remetidos à autoridade policial para providências de polícia judiciária e comunicação aos familiares, sobre os quais também não havia qualquer informação", afirmou a SSP à Agência Brasil.

Repercussão

Conforme divulgado pela Folha de Pernambuco, no sábado, 19, o Ministério dos Povos Indígenas afirmou em seu perfil no X, antigo Twitter, que recebeu a informação do falecimento do jovem Brayan com muito pesar e cobrou a responsabilização dos culpados.

Neste momento de muita tristeza, nos solidarizamos e estamos em contato acompanhando com a família, Xondaros e Xondarias, esta precoce despedida. Brayan, presente! “, disse o ministério em sua publicação.

Com muita tristeza fomos informados da morte do jovem Brayan Guarani-Mbyá de apenas 15 anos, morador da aldeia no Pico do Jaraguá, em SP. As causas ainda não foram reveladas e o MPI vai solicitar um inquérito de investigação para que possíveis culpados sejam responsabilizados. pic.twitter.com/30WctYHmwi

— Ministério dos Povos Indígenas (@mpovosindigenas) August 19, 2023
São Paulo morte investigação indígena Perus adolescente atropelamento Pico do Jaraguá

Leia também

Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone