Chuvas revelaram sítio arqueológico - Divulgação/UFMS
Sítio arqueológico

Sítio arqueológico é descoberto no Rio Grande do Sul após fortes chuvas

Chuvas que inundaram o Rio Grande do Sul em maio revelaram o que pode ser um dos maiores sítios arqueológicos já encontrados no estado

Giovanna Gomes Publicado em 24/07/2024, às 10h49

As fortes chuvas que inundaram o Rio Grande do Sul no mês de maio revelaram um sítio arqueológico no município Dona Francisca, o qual pode ser um dos maiores já encontrados no estado. A identificação foi realizada por arqueólogos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no dia 12 de junho.

De acordo com o portal O Globo, o local foi habitado por indígenas guaranis e grupos caçadores, coletores e pescadores até dez mil anos atrás. A descoberta se deu quando agricultores se depararam com pedaços de cerâmicas e pedras lascadas, acionando as autoridades logo em seguida.

Antigos moradores

Os estudiosos estimam que a região tenha abrigado uma comunidade de cerca de 300 guaranis há cinco mil anos, que se estabeleceu ali após migrar da Amazônia em busca de uma floresta úmida e quente ao longo dos grandes rios do Sul. A aldeia se destacava pela horticultura, manejo dos recursos naturais e uma técnica distinta de produção de cerâmica.

As pedras lascadas encontradas pelos moradores indicam que grupos de caçadores-coletores viveram na região há até dez mil anos. Esses artefatos eram usados para afiar lanças e criar objetos cortantes.

*Errata: Na realidade, se trata de uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Santa Maria. O conteúdo foi atualizado.

arqueologia Rio Grande do Sul chuvas Sítio Arqueológico Dona Francisca

Leia também

Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone