O líder norte-coreano Kim Jong Un - Getty Images
Coreia do Norte

Satélite espião norte-coreano teria fotografado o Pentágono e a Casa Branca

Segundo a mídia estatal norte-coreana, o satélite teria capturado imagens de cidades e bases militares na Coreia do Sul, Guam, Itália e Washington

Giovanna Gomes Publicado em 28/11/2023, às 09h56

A Coreia do Norte lançou, na semana passada, seu primeiro satélite espião em uma órbita global, o que tem sido considerado um marco significativo em suas capacidades de vigilância.

Na última terça-feira, a mídia do país informou que o líder Kim Jong Un examinou fotografias da Casa Branca, do Pentágono e dos porta-aviões dos Estados Unidos na base naval de Norfolk, as quais teriam sido capturadas pelo novo sistema.

Monitoração

O satélite de reconhecimento foi projetado, segundo a Coreia do Norte, para monitorar os movimentos militares dos EUA e da Coreia do Sul.

De acordo com a Reuters, a mídia estatal norte-coreana relatou que o satélite capturou imagens de cidades e bases militares na Coreia do Sul, Guam, Itália e na capital dos EUA.

Chad O'Carroll, fundador do site NK News dedicado à Coreia do Norte, comparou os relatos da KCNA a uma sensação de empolgação ao compartilhar um brinquedo desejado no Natal:

Lembra-se de quando você ganhou aquele brinquedo que sempre quis no Natal e ficou tão empolgado que queria contar a todos sobre ele?".

Até o momento, Pyongyang não divulgou nenhuma imagem, deixando analistas e governos estrangeiros em um debate sobre a real capacidade do novo satélite.

Coreia do norte notícias Casa Branca satélite Pentágono kim jong un

Leia também

'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'