Ilustração exibindo o ERS-2 - Reprodução / ESA
Satélite

Satélite da Agência Espacial Europeia de 2 toneladas irá cair na Terra na quarta, 21

O satélite que foi lançado em 1995 está a 80 quilômetros acima da superfície terrestre e irá cair na Terra na próxima quarta-feira, 21; descubra onde!

Isabelly de Lima Publicado em 20/02/2024, às 08h52

Um satélite da Agência Espacial Europeia (ESA) está previsto para reentrar na atmosfera terrestre na manhã desta quarta-feira, 21, com uma margem de erro de 15 horas, segundo o Escritório de Detritos Espaciais da ESA. O satélite em questão é o ERS-2, usado para observação da Terra, e sua reentrada será monitorada pela ESA em conjunto com uma rede de vigilância internacional.

De acordo com a ESA, a reentrada do ERS-2 é considerada "natural", sem possibilidade de manobras, tornando impossível prever com exatidão o local e o momento exatos em que ocorrerá a reentrada e a queima do satélite na atmosfera. A atividade solar, que pode afetar a densidade atmosférica terrestre e, consequentemente, a trajetória do satélite, também torna a previsão mais difícil.

Com uma massa estimada em 2.294 kg após o esgotamento de seu combustível, o ERS-2 é semelhante em tamanho a outros detritos espaciais que reentram na atmosfera terrestre regularmente. A maior parte dos fragmentos do satélite deve queimar durante a reentrada, a cerca de 80 quilômetros acima da superfície terrestre.

Local da queda

A ESA afirmou que eventuais fragmentos que atinjam a superfície provavelmente cairão no oceano e não representarão riscos, pois não contêm substâncias nocivas.

Lançado em 21 de abril de 1995, o satélite ERS-2 foi pioneiro em sua época, sendo o mais sofisticado da Europa em sua categoria. Em conjunto com seu antecessor, o ERS-1, o satélite coletou dados cruciais sobre as calotas polares, oceanos e superfícies terrestres, além de monitorar desastres naturais como inundações e terremotos.

Segundo informações da CNN Brasil, os dados obtidos pelo ERS-2 continuam sendo utilizados atualmente pela ESA.

queda Terra satélite Agência Espacial Europeia monitoramento cair manobras reentrada

Leia também

'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'