Imagem da Catedral reconstruída de Tomás Becket - Divulgação/ Arts and Humanities Research Council
Inglaterra

Santuário perdido de Tomás Becket, mártir da reforma de Henrique VIII, é reconstruído digitalmente

Local, destruído há quase 500 anos, foi o destino de peregrinação mais importante da Inglaterra medieval

Fabio Previdelli Publicado em 07/07/2020, às 10h00

O santuário de 800 anos do arcebispo de Canterbury, assassinado no século 12, Tomás Becket, foi trazido de volta à vida em uma impressionante reconstrução digital — feita através de um filme em CGI que usa novas evidências para mostrar como o santuário da Catedral estava antes de sua destruição, há quase 500 anos, durante a violenta reforma imposta por Henrique VIII.

O local de descanso de Becket, que foi canonizado logo após sua morte, foi o destino de peregrinação mais importante da Inglaterra medieval, sendo visitado por centenas de pessoas todos os anos que buscavam por uma cura milagrosa.

Imagem da Catedral reconstruída de Tomás Becket / Crédito: Divulgação/ Arts and Humanities Research Council

 

A reconstrução digital é a primeira a ser baseada em fragmentos sobreviventes do santuário e de seus arredores desde o século 19. Ela combina informações de relatos de testemunhas oculares, pensamentos de historiadores antigos, a arquitetura da época, e detalhes sobre a acessibilidade e sua localização.

De acordo com os acadêmicos, essa é a renderização digital “mais preciosa do santuário até hoje”. A reconstrução faz parte de um projeto de três anos, "Peregrinação e catedrais da Inglaterra: passado e presente", financiado pelo Arts and Humanities Research Council.

O projeto será usado como uma ferramenta de interpretação do patrimônio para ajudar os visitantes de Canterbury e sua catedral a voltar no tempo para compartilhar a experiência dos peregrinos medievais.

Ele também funcionará como uma ferramenta de pesquisa para que os pesquisadores concluam mais investigações para estudar a aparência, a sensação e a natureza do local. A nova reconstrução foi detalhada mais minuciosamente em um volume especial do Journal of the British Archaeological Association.

Henrique VIII notícia reconstrução digital Tomás Becket arcebispo de Canterbury Inglaterra Medieval

Leia também

Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público