O presidente russo Vladimir Putin - Getty Images
Rússia

Rússia fala em retorno da Guerra Fria após decisão dos EUA e Alemanha

Declaração realizada na quinta-feira, 11, destacou que estratégia estabelecida pelos EUA deve resultar em um confronto semelhante à Guerra Fria

Giovanna Gomes Publicado em 13/07/2024, às 07h23

O Kremlin afirmou, em declaração realizada na quinta-feira, 11, que o plano dos Estados Unidos de instalar periodicamente mísseis de longo alcance na Alemanha deve resultar em um confronto semelhante à Guerra Fria, ocorrida entre a Rússia e o Ocidente.

"Estamos dando passos firmes em direção à Guerra Fria. Todos os atributos da Guerra Fria com uma confrontação direta estão retornando", disse Dmitry Peskov, porta-voz da presidência, a um repórter da TV estatal.

Novos mísseis

Segundo informações da AFP, a Casa Branca anunciou na última quarta-feira que, a partir de 2026, os Estados Unidos deverão implantar novos mísseis na Alemanha para fins de dissuasão. Esses mísseis, diz a fonte, terão um alcance maior do que aqueles atualmente instalados por Washington na Europa.

Liderados pelos Estados Unidos, os países da aliança militar reforçaram suas defesas na Europa em meio a guerra russo-ucraniana, iniciada em 2022. "Tudo isso está sendo feito para garantir nossa derrota estratégica no campo de batalha", declarou Peskov.

Isso não é motivo para pessimismo, pelo contrário, é motivo para nos unirmos e usarmos todo o nosso enorme potencial para alcançar todos os objetivos que estabelecemos no âmbito da operação militar especial na Ucrânia", prosseguiu.
Alemanha Guerra Fria Rússia EUA Ucrânia Kremlin

Leia também

Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola


'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina