Lixo espacial - Divulgação/Twitter
NASA

Lixo espacial: Robô registra pedaço de alumínio encontrado em Marte

Lixo especial teria sido deixado pela própria NASA em Marte

Luisa Alves, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 17/06/2022, às 20h09

Um objeto destoante de toda a paisagem de Marte, preso entre rochas, foi localizado pela Nasa, nessa segunda-feira,17. Objeto é provavelmente lixo espacial gerado pela própria agência.

O robô espacial, Perseverance, que explora Marte desde fevereiro ano passado, fotografou um objeto que se assemelha a um pedaço de alumínio, preso entre as rochas da Cratera de Jezero. Ao que tudo indica, é um material descartado no pouso do próprio robô.

De acordo com uma postagem do rover no Twitter, o objeto é uma manta térmica, material utilizado para proteger os instrumentos das naves, controlando as temperaturas às quais as naves são submetidas durante pousos, devido ao atrito com o ar causado pelas altas velocidades.

"É uma surpresa encontrar isso aqui: meu estágio de descida caiu a cerca de 2 km de distância. Será que este pedaço pousou aqui logo depois disso, ou foi carregado pelo vento?", questionou o rover via Twitter.

That shiny bit of foil is part of a thermal blanket – a material used to control temperatures. It’s a surprise finding this here: My descent stage crashed about 2 km away. Did this piece land here after that, or was it blown here by the wind? pic.twitter.com/uVx3VdYfi8

— NASA's Perseverance Mars Rover (@NASAPersevere) June 15, 2022

O objetivo do Perseverance, é localizar sinais de vida no planeta vermelho, mesmo que atividade microbiana antiga. A Cratera Jezero é o local mais provável de ter abrigado vida. Local já possuiu lago e delta de um rio. As informações são do Tilt UOL. 

O problema da poluição espacial

Além da manta térmica encontrada recentemente, o local também possui um paraquedas e um escudo térmico, utilizados pelo próprio Perseverance.

O acúmulo de lixo, hoje, também representa uma preocupação fora da Terra. Além dos lixos encontrados em Marte, que é explorado em diversas missões desde 1975, a Lua também possui objetos como pás, luvas e mesmo veículos inteiros deixados para trás durante missões Apollo.

Em março deste ano, a primeira colisão lunar não intencional com restos de aeronaves, foi provocada por um pedaço de propulsor de foguete que atingiu a Lua. O lixo espacial é uma ameaça até mesmo para pessoas em solo, além de ser prejudicial para satélites na órbita da Terra.

Nasa Marte lua lixo espacial Planeta Vermelho Cratera de Jezero Perseverence

Leia também

Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola


'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado