Imagens da novela 'A Viagem' - Divulgação/TV Globo
'A Viagem'

Relato sobrenatural e 'energia forte': atriz resgata os bastidores de 'A Viagem'

A atriz Lucinha Lins resgatou momentos que marcaram a 'A Viagem', uma das mais famosas novelas da televisão brasileira

Redação Publicado em 03/04/2023, às 16h05 - Atualizado em 09/04/2023, às 13h02

Sem dúvidas, uma das mais famosas telenovelas da história da televisão brasileira é 'A Viagem', lançada em 1994 pela TV Globo. Como tema principal a vida após a morte, a novela foi inspirada na filosofia de Allan Kardec, que entrou para a História como o codificador do espiritismo.

Durante entrevista à Quem, a atriz Lucinha Lins, que interpretou a marcante personagem Estela, resgatou os bastidores da televonela, que vão de relato sobrenatural até uma 'forte energia' durante as gravações. 

Um desses momentos se deu durante a cremação do personagem Alexandre, que foi interpretado por Guilherme Fontes. A cena, especificamente, exigiu muito do elenco. Isso porque muito lembrou o velório de Guilherme, o filho de Christiane Torlini, que faleceu em 1991 após um acidente.

Na cena em questão, a atriz, que viveu Diná, precisava chorar sobre o corpo do personagem. Foi neste momento, em estúdio fechado, que uma borboleta amarela em cena chamou atenção. 

O animal se posicionou em cima do caixão, na frente de Christiane. "Tivemos que parar a cena. Ela rondou a Christiane várias vezes e pousou nela, que teve uma crise de choro atrás do cenário. Todos chorávamos pela cena em si, pelo que o nosso coração estava sentindo, pelo que a Christiane estava vivendo. Essa borboleta foi de uma delicadeza. Foi um alento para todos nós", disse Lucinha durante a conversa. 

Forte ligação

Em outro relato marcante, Lucinha também relembrou uma cena que muito marcou a sua experiência na novela. A personagem Estela era a irmã de Diná. Com uma forte conexão, notada pelos espectadores, elas eram capazes de sentir não só a presença, mas também os gestos mesmo após o falecimento da protagonista. 

"Era uma cena de meia página [do roteiro]. Quando entrei, a Chris saiu do sofá, escorregou e se sentou no chão. Até aí tudo bem. Começamos a cena com as falas normais, mas do nada desenvolvemos um diálogo que não estava escrito. Uma cena de meia página se transformou em uma página e meia", disse ela. Foi esse momento que surpreendeu as atrizes. 

Registros da novela 'A Viagem', da TV Globo /Crédito: Reprodução/Vídeo

 

"Conversamos pertinente à cena, mas um texto que não estava escrito, e fechamos tomando chá, como previsto. Veio uma voz da direção: 'Posso cortar?'. Olhamos uma para a outra sem entender nada. Fizemos uma cena que não sabíamos que tínhamos feito", destacou ela. 

Lucinha também relembrou as cenas difícieis que elas acabavam gravando, marcadas pela 'intepretação toda facial e física'. 

"Tivemos cenas dificílimas de serem feitas porque tínhamos que nos perceber. Alguém lia o texto, já que nós não falávamos nestas cenas. A nossa interpretação era toda facial e física. A gente mostrava para a câmera que estávamos conversando mentalmente. Isso era muito difícil de fazer", explicou Lucinha. 

Ela também aproveitou a entrevista para falar sobre um assunto que há anos instiga internautas: um possível remake de 'A Viagem'. "Não estou sabendo, mas faria uma participação com todo o prazer. Mesmo que fosse para passar lá no fundo com uma bandejinha de café, ficarei muito feliz só de fazer parte", enfatizou a artista. 

Brasil novela emissora televisão brasileiros produção TV Globo 'A Viagem' Lucinha Lins

Leia também

'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'