Imagem Ilustrativa - Imagem de Krzysztof por Pixabay
Bisão branco

Raro filhote de bisão branco avistado nos EUA seria sinal de grandes mudanças

Conforme a crença de diversos povos indígenas norte-americanos, o nascimento de um bisão branco seria sinal de que algo bom ou ruim acontecerá

Giovanna Gomes Publicado em 13/06/2024, às 11h26 - Atualizado em 14/06/2024, às 19h16

O nascimento de um raro filhote de bisão branco foi registrado no Parque Nacional de Yellowstone, que se estende pelos estados de Wyoming, Idaho e Montana, nos EUA.

Embora o parque ainda não tenha confirmado oficialmente o nascimento, a notícia foi recebida com entusiasmo por algumas etnias indígenas da região, para as quais o nascimento de um animal como esse é uma profecia religiosa que anuncia grandes mudanças.

O filhote fora avistado na região de Lamar Valley e o registro foi feito pela fotógrafa Erin Braaten, no dia 4 de junho. 

"Houve tantos pensamentos e emoções diferentes. Foi tão incrível" disse a fotógrafa à BBC. "Pensei que teria mais chance de fotografar o Pé Grande do que uma cria de bisão branco."

Os nascimentos de filhotes de bisão brancos registrados nas últimas décadas ocorreram em cativeiro, sendo que seus progenitores tinham o DNA de vacas domésticas.

Não se sabe ao certo quantos bisões brancos existem nos EUA, mas a Associação Nacional dos Bisontes estima que nasçam apenas um ou dois a cada ano.

 

Sinal de mudança

De acordo com a crença do povo Dakota, há dois mil anos, quando a comida na região era escassa e os bisontes usados como alimentos, roupas, em rituais religiosos e para construção de ferramentas, tais animais eram raramente avistados.

A narrativa diz que uma bela mulher então apareceu e presenteou o povo com um cachimbo sagrado e um feixe de Artemísia. Ela prometeu retornar para restaurar a harmonia de um mundo conturbado e, em seguida, rolou no chão quatro vezes, mudando de cor a cada rolar, até se transformar em um bisonte branco.

Com sua partida, os bisontes retornaram, e aqueles de pelagem branca passaram a ser vistos como um sinal de mudança, de que suas preces estavam sendo ouvidas.

Para outras etnias, como os Sioux, Cherokee, Comanche e Navajo, a Mulher Bisonte Branco seria uma profeta, uma figura messiânica.

O escritor Simon Moya-Smith, que pertence ao povo Oglala, uma das sub-etnias do povo Lakota, explicou à BBC que a chegada de um filhote de bisão branco é vista como uma "benção e aviso", de acordo com a tradição.

[Sempre que um bisão branco é visto] há uma profecia de que algo bom ou algo ruim vai acontecer. Mas sabemos que será grande, no sentido de que será significativo" disse ele.
EUA Indígenas crenças Profecia Bisão filhote bisão branco

Leia também

Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone