O presidente Francês, Emmanuel Macron - Getty Images
França

"Quero encher o saco dos não-vacinados", diz presidente francês

Emmanuel Macron utilizou termo equivalente à expressão utilizada em português

Redação Publicado em 05/01/2022, às 10h42

Durante entrevista concedida ao jornal Le Parisien nesta quarta-feira, 5, o presidente da França Emmanuel Macron afirmou que quer "'encher o saco' dos não vacinados". A frase, considerada polêmica, foi destacada pela imprensa francesa.

"Os não vacinados, tenho muita vontade de incomodá-los", declarou o chefe de Estado na ocasião. Ele utilizou o verbo 'emmerder', um termo vulgar em francês, cujo significado se aproxima da expressão "encher o saco".

Conforme destacou a agência de notícias RFI, a frase dita por Macron gerou uma enorme polêmica, resultando no cancelamento das discussões sobre a adoção do passaporte vacinal no país.

Os veículos têm considerado a fala arriscada para a imagem do político entre os eleitores, uma vez que a França se encontra em período de corrida presidencial.

"Não vou prendê-los ou vaciná-los à força. Mas que fiquem sabendo que a partir de 15 de janeiro, não vão mais poder ir ao restaurante, tomar um copo de vinho, um café, ir ao teatro, ao cinema", disse o presidente.

De acordo com a fonte, o governo Macron quer aprovar a transformação do passe sanitário em passaporte vacinal. Desta forma, somente pessoas vacinadas poderão frequentar estabelecimentos com restaurantes e bares, bem como ir a espetáculos e demais atividades culturais.

França presidente vacina francês Macron encher o saco

Leia também

Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados