O capacete de Ayrton Senna e Alan Mosca, um de seus criadores - Getty Imagens e Instagram / @alanmosca
Ayrton Senna

Quem criou o famoso capacete verde e amarelo de Ayrton Senna?

Em entrevista exclusiva, um dos criadores do icônico design, Alan Mosca, revelou detalhes do capacete e relação com o piloto; confira!

Isabelly de Lima Publicado em 02/05/2024, às 17h20

Ayrton Senna, o piloto brasileiro que transcendeu o automobilismo e se tornou um ícone global, teve sua trajetória tragicamente interrompida em 1º de maio de 1994, no Grande Prêmio de San Marino.

Mais do que um piloto talentoso e tricampeão mundial de Fórmula 1, Senna era um símbolo de garra, fé e determinação, qualidades refletidas em seu capacete verde e amarelo do atleta.

O capacete de Senna era mais do que um simples acessório de segurança; era uma expressão de sua fé, patriotismo e personalidade. O verde e amarelo representavam o orgulho que ele sentia em ser brasileiro e tentava passar a mensagem de que o Brasil era um país campeão. No entanto, quem criou um dos maiores símbolos de sua carreira?

Quem criou?

Por trás do icônico design do acessório está o trabalho da família Mosca, mais especificamente Sid e Alan Mosca (pai e filho, respectivamente). Em entrevista exclusiva ao Aventuras na História, Alan contou como chegou o pedido do capacete do icônico piloto para a equipe da Sid Special Store.

Alan até hoje trabalha com as réplicas oficiais do famoso verde e amarelo das pistas. Ele, que também trabalha com outros grandes pilotos como Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi, revela que sua relação com Ayrton era de muito carinho: “Ele nunca se esqueceu dos amigos do passado”. Confira a entrevista completa abaixo:

origem entrevista Ayrton Senna capacete Design Amarelo Verde Exclusiva detalhes Alan Mosca

Leia também

Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola