Imagem em homenagem à Padre Cícero Juazeiro do Norte, no Ceará - Reprodução/Vídeo/Cdois Photo Film
Padre Cícero

Processo de beatificação de Padre Cícero é autorizada por Vaticano

A autorização para o início do processo de beatificação do padre cearense foi anunciada neste sábado, 20

Luisa Alves, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 20/08/2022, às 13h23

Foi autorizado pelo Vaticano o processo de beatificação de Padre Cícero, conhecido por atrair milhões de romeiros ao Ceará. A informação foi dada na manhã deste sábado durante uma missa, pelo bispo da diocese do Crato, Dom Magnus Henrique Lopes

O processo de beatificação do "santo popular" ocorre depois da reconciliação do Padre com a Igreja Católica, após um período de rompimento. A notícia foi dada em uma missa no Largo Capela do Socorro, em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará.

Queridos filhos e filhas da Diocese do Crato, romeiros de todo Brasil, é com grande alegria que eu vos comunico nesta manhã histórica que recebemos oficialmente da Santa Sé, por determinação do santo padre, o papa Francisco, uma carta do dicastério para a causa dos santos, datada do dia 24 de junho de 2022. Recebemos a autorização para a abertura do processo de beatificação do padre Cícero Romão Batista que, a partir de agora, receberá o título de servo de Deus", disse Dom Magnus Henrique Lopes durante a celebração.

Durante o processo de beatificação, a Igreja Católica inicialmente fez um levantamento da biografia do candidato, a fim de verificar se há algum fator que impede a beatificação. Feito isso, um documento de nome Nihil Obstat (nenhum impeditivo) foi emitido pela Igreja ao bispo, permitindo o seguimento do processo.

Depois foi constituído um tribunal eclesiástico diocesano que constata toda a vida do Servo de Deus. Os documentos, então, são encaminhados para o Vaticano para iniciar-se a fase romana, como repercutido pelo G1. O processo de beatificação de Padre Cícero teve início depois de uma carta do bispo Dom Magnus Henrique Lopes entregue ao Papa.

Rompido com o Vaticano

A Igreja atendeu ao pedido de reconciliação do padre em 2015. Ele, que faleceu em 1934, havia rompido com o Vaticano após o polêmico caso do "milagre na hóstia", o qual, propaga a crença de que uma hóstia virou sangue na boca de uma fiel. 

Todos os anos, o "santo popular" atrai milhões de fiéis de Juazeiro do Norte nas romarias em sua homenagem.

Igreja Católica Vaticano Padre Cícero beatificação. Ceará

Leia também

Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola


'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix