Paciente que recebeu implante cerebral da Neuralink - Divulgação/Neuralink
Implante cerebral

Primeira pessoa a receber implante cerebral da Neuralink apresenta complicações

Complicações surgiram semanas após a realização do procedimento, que envolve o implantação de um dispositivo do tamanho de uma moeda no crânio

Giovanna Gomes Publicado em 16/05/2024, às 15h37

O primeiro paciente a receber um implante da Neuralink, empresa de Elon Musk, enfrentou complicações algumas semanas após a realização do procedimento.

De acordo com informações da companhia, alguns dos fios que conectam o chip ao cérebro de Noland Arbaugh, que é tetraplégico, se retrairam, dificultando a comunicação entre o órgão e o implante. Segundo o portal Terra, o problema compromete a velocidade e a eficácia na medição dos parâmetros do sistema com precisão.

Em resposta a essa situação, a Neuralink comunicou que modificou o algoritmo para melhorar a gravação e tradução dos dados enviados pelos neurônios, numa tentativa de contornar o problema.

Função do chip

A Neuralink desenvolveu o dispositivo do chip cerebral visando diversas aplicações, desde a restauração da funcionalidade motora até a criação de uma interface cérebro-computador.

O dispositivo, do tamanho de uma moeda, é implantado cirurgicamente no crânio e possui fios ultrafinos conectados ao cérebro, permitindo a captação da atividade cerebral e sua transmissão para um dispositivo externo, como um smartphone, via Bluetooth.

Elon Musk paciente implante neuralink chip

Leia também

Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone