O presidente peruano Pedro Castillo - Getty Images
Peru

Presidente peruano estuda castração química contra abusadores de menores

Pedro Castillo quer que país siga punição que já acontece em outras partes do mundo

Fabio Previdelli Publicado em 18/04/2022, às 10h55

Nos últimos dias, o Peru viveu uma onda de protestos populares pedindo por justiça em nome de uma menina de apenas três anos de idade que foi sequestrada e violentada sexualmente por Juan Antonio Enríquez, de 48.  

Como resposta, o presidente Pedro Castillo afirmou que seu governo estuda aplicar penas drásticas contra pessoas que cometerem crimes de tal natureza, como a aplicação da castração química — que consiste na administração de medicamentos que diminuem a libido e ajudam a inibir o desejo sexual. 

Chega de tanta violência, os crimes de violência sexual contra as crianças não serão tolerados por este governo, nem ficarão impunes. A dor desta família também é nossa, fico indignado diante de tanta crueldade", disse o chefe de Estado peruano, segundo aponta a AFP.

Para que a medida seja implementada, entretanto, é necessário uma aprovação do Congresso. "Este ato atroz e desumano nos leva a uma enorme reflexão como país para adotar políticas públicas de Estado mais severas que protejam os direitos humanos dos mais indefesos, que são as nossas crianças, e a castração química é uma opção, não podemos esperar mais", prosseguiu. 

Castillo apontou a possibilidade de tal punição ser incluída no código penal peruano, da mesma forma que acontece em outros países como Polônia, Rússia e até mesmo algumas regiões dos Estados Unidos.

"Exortamos o Congresso a respaldar medidas concretas em favor dos mais vulneráveis, porque não podemos seguir tolerando esses atos violentos que prejudicam nossa integridade como sociedade e destroem a vida de indefesos", completou.

abuso sexual notícias Peru Crime Crimes pena Pedro Castillo castração química

Leia também

Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola


'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix