Placa da rua Oscar Freire, em São Paulo - Indech
Por trás da placa

Por trás da placa: Afinal, quem a rua Oscar Freire homenageia?

Saiba o que fez o homem homenageado na placa de uma das ruas mais importantes da capital paulista

Giovanna Gomes Publicado em 18/04/2023, às 17h16

A Oscar Freire é, certamente, uma das mais famosas e emblemáticas ruas da cidade de São Paulo, localizada entre os bairros de Cerqueira César e Pinheiros, na zona oeste da capital.

Além de ser considerada uma das ruas mais luxuosas do Brasil, é ainda conhecida por seus inúmeros estabelecimentos comerciais de alta qualidade, como lojas de grife, restaurantes sofisticados, galerias de arte, livrarias e cafeterias.

Tendo início na Alameda Casa Branca e terminando na Avenida Dr. Arnaldo, a Rua Oscar Freire é um dos principais pontos turísticos de São Paulo, sendo visitada por turistas do Brasil e do mundo inteiro.

Como informou o portal Dicionário de Ruas — mantido pela prefeitura de São Paulo — antes que recebesse seu atual nome, no ano de 1924, a localidade já teve outros dois nomes: Rua São José e Alameda Iguape. Porém, uma figura notável no ramo da medicina chamaria atenção suficiente para que fosse homenageada com o próprio nome no logradouro. Mas afinal, quem foi Oscar Freire?

Lojas de roupas na rua Oscar Freire / Crédito: Getty Images

 

O homenageado

Nascido na Bahia em 3 de outubro de 1882, Oscar Freire de Carvalho ingressou bem cedo na Faculdade de Medicina da Bahia. Ele tinha apenas 14 anos e veio a se formar em 1902.

De acordo com a fonte, em março de 1907, após uma excelente prova em concurso, o profissional foi nomeado professor substituto de Higiene e Medicina Legal. Alguns anos depois, em 1913, tornou-se professor substituto de História Natural na Escola Politécnica da Bahia e, já no ano seguinte, foi promovido a catedrático de Medicina Legal na Faculdade de Medicina.

Medicina em São Paulo

Três anos depois, o Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho o convidou para estabelecer a disciplina de Medicina Legal em São Paulo, que começou a funcionar em 18 de abril de 1918 no Instituto de Higiene. Mais tarde as aulas passariam a ser realizadas no Laboratório Central da Santa Casa e, posteriormente, em um prédio construído especialmente para essa finalidade.

Vista da rua Oscar Freire à noite / Crédito: Divulgação / vídeo / Youtube

 

Infelizmente, Oscar Freire acabou falecendo antes de ver a sua disciplina estabelecida de maneira definitiva.

Figura ilustre

Segundo o portal da prefeitura, o importante médico foi o responsável pela criação da Sociedade de Medicina Legal e Criminologia e da Sociedade de Educação e Ensino. Ele era membro honorário do Instituto de Medicina Legal da Universidade de Madri e correspondente da Sociedade de Medicina Legal da Bélgica e de Roma.

O médico Oscar Freire, por volta do ano de 1910 /Crédito: Domínio público / Desconhecido

 

Além disso, vale destacar que, como professor de Medicina e cientista, Freire deixou inúmeros trabalhos sobre diversas temáticas — e também artigos diários na imprensa acerca da história do ensino na perícia, bem como laudos periciais e pareceres médico-legais. Ele faleceu na capital paulista em 11 de janeiro de 1923, um ano antes de ser homenageado.

História placas médico rua homenageia Oscar Freire quem foi

Leia também

Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha