A cantora Gal Costa - Getty Images
Gal Costa

Por que jornalista pediu autopsia de Gal Costa?

Entenda o motivo pelo qual uma jornalista está liderando um movimento para exigir autópsia do corpo de Gal

Giovanna Gomes Publicado em 07/07/2023, às 13h10 - Atualizado às 16h40

A jornalista Hildegard Angel está liderando um movimento para exigir a realização de uma autópsia no corpo de Gal Costa, a fim de esclarecer a causa de sua morte.

No Instagram, Hildegard escreveu: "Dadas as recentes revelações, os fãs de Gal Costa pedem ao Ministério Público que faça uma autópsia já. O mal súbito da cantora não nos convence." Gal faleceu aos 77 anos em 9 de novembro do ano passado, mas até o momento a causa da sua morte não foi divulgada.

Uma reportagem publicada na edição de julho da revista Piauí apresenta acusações feitas por ex-funcionários e amigos da artista contra Wilma Petrillo, viúva e empresária da cantora.

Acusações contra a viúva

Segundo a Folha de S.Paulo, Wilma é acusada de assédio moral, ameaças e práticas financeiras questionáveis, além de ser apontada como responsável pela falência da cantora. A empresária não se pronunciou quando procurada pela revista.

"Já que há desconfianças sobre as pessoas que cercam Gal Costa, acho que é adequado que seja realizada uma autópsia para saber a causa da morte. Ela é uma personalidade nacional e internacional, e não há nenhuma afirmação assertiva sobre o que causou a sua morte ", diz a jornalista à coluna.

"É uma obrigação não só cultural, mas histórica nos dizer efetivamente do que ela morreu", prossegue Hildegard. Ela ainda destaca que foi um "relaxamento, um desleixo" que a autópsia não tenha sido feita.

De acordo com a fonte, a profissional, no entanto, pondera que não se pode acusar ninguém porque isso seria uma "blasfêmia". Entretanto diz que "justamente para que não sejam cometidas injustiças, é importante ter uma análise científica do motivo da morte da Gal".

Participação cancelada

No fim de semana anterior à sua morte, Gal Costa deveria ter se apresentado no festival Primavera Sound, realizado em São Paulo. No entanto, sua participação no evento foi cancelada de última hora.

Segundo a equipe da artista, a cantora precisava se recuperar após passar por uma cirurgia de remoção de um nódulo na fossa nasal direita e, por recomendação médica, ficaria afastada dos palcos até o final de novembro.

A cirurgia foi realizada em setembro, logo após sua participação em outro festival de música em São Paulo, o Coala. Desde então, Gal Costa não retornou aos shows, embora já tivesse datas marcadas para a turnê "As Várias Pontas de uma Estrela" em dezembro e janeiro.

notícias cantora autópsia gal costa Viúva causa da morte mal súbito

Leia também

Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados