Imagem ilustrativa do recém-descoberto exoplaneta do tamanho da Terra, Gliese 12 b (dir.) junto de sua estrela-mãe anã vermelha (esq.) - Reprodução / Robert Lea
Espaço

Planeta do tamanho da Terra a somente 40 anos-luz é detectado pela Nasa

Intitulado Gliese 12 b, o exoplaneta orbita uma pequena estrela anã vermelha situada a apenas 40 anos-luz de distância; saiba mais!

Isabelly de Lima Publicado em 27/05/2024, às 10h09

Cientistas utilizando um telescópio espacial da NASA fizeram uma descoberta fascinante: um planeta com características semelhantes às da Terra, localizado relativamente próximo ao nosso sistema solar, que pode ser propício para a vida.

Este exoplaneta, denominado Gliese 12 b, orbita uma pequena e fria estrela anã vermelha situada a aproximadamente 40 anos-luz de distância, na constelação de Peixes. Através do Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) da NASA, a equipe identificou que Gliese 12 b tem um diâmetro cerca de 1,1 vezes maior que o da Terra, tornando-o similar ao nosso planeta e também a Vênus, frequentemente chamado de "gêmeo" da Terra no sistema solar.

Gliese 12 b orbita sua estrela, Gliese 12, tão de perto que um ano no planeta equivale a apenas 12,8 dias terrestres. No entanto, devido ao fato de que a anã vermelha Gliese 12 possui apenas um quarto do tamanho do Sol e é muito mais fria, o planeta, apesar de sua proximidade com a estrela, está na zona habitável do seu sistema.

Esta região, conhecida como "Zona Cachinhos Dourados", é a área ao redor de uma estrela onde as temperaturas não são nem muito quentes, nem muito frias, permitindo a existência de água líquida, um componente essencial para a vida.

Zona habitável?

O mais interessante é que este é um planeta que está realmente próximo; na verdade, é um dos planetas em trânsito mais próximos da Terra", disse Larissa Palethorpe, cientista da University College of London, que co-liderou a pesquisa com Shishir Dholakia, astrofísico da University of Southern Queensland, ao Space.com. "Ou está na zona habitável da sua estrela ou está mesmo no limite dela — portanto, pode ser habitável".

Gliese 12 b recebe cerca de 85% da radiação que Vênus recebe do Sol, mas sua temperatura de superfície é muito mais amena, estimada em 42 graus Celsius, comparada aos abrasadores 464 graus Celsius de Vênus. Enquanto a Terra e Vênus estão ambas na zona habitável do Sol, apenas a Terra suporta vida e possui uma atmosfera favorável, enquanto Vênus é inóspito.

Estudar Gliese 12 b pode nos ajudar a entender as razões dessas diferenças. A equipe agora investigará se Gliese 12 b possui uma atmosfera. Se houver, é provável que seja fina, o que é uma boa notícia para a habitabilidade do planeta, de acordo com o portal Live Science.

Mesmo que não tenha uma atmosfera, Gliese 12 b ainda pode ser um objeto valioso para a pesquisa sobre vida em outras partes da Via Láctea, especialmente considerando que anãs vermelhas são o tipo de estrela mais comum na nossa galáxia, mas sobre as quais ainda sabemos relativamente pouco em termos de sistemas planetários.

Nasa Terra Espaço planeta Órbita estrela exoplaneta tamanho anã 40 anos-luz

Leia também

Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola


'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado