Ilustração retrata escorpião-do-mar em desenho - Lamsdell et al, doi: 10.1016/j.cub.2020.08.034
Paleontologia

Pesquisadores descobrem escorpião-do-mar que respirava ar mesmo no período Carbonífero

A nova espécie viveu há aproximadamente 350 milhões de anos e desenvolveu a capacidade de inspiração sendo um animal marinho

Wallacy Ferrari Publicado em 12/09/2020, às 07h38

Uma equipe de pesquisadores localizou uma amostra fossilizada de um artrópode cuja estrutura respiratória impressiona; o escorpião-do-mar, cientificamente nomeado como Adelophthalmus pyrrhae, foi encontrada há 25 anos na formação Lydiennes na região de Montagne Noire, na França — desde então, passou por diversos processos de escaneamentos tridimensionais.

Com uma nova análise, realizada por paleontólogos do Departamento de Geologia e Geografia da West Virginia University, foi possível concluir que a rara espécie podia respirar acima da água. Utilizando a técnica de imagem de micro tomografia computadorizada, os pesquisadores visualizaram o estado dos órgãos do animal.

Escaneamento dos órgãos internos do escorpião-do-mar / Crédito: Lamsdell et al, doi: 10.1016/j.cub.2020.08.034

 

Nas guelras, o escorpião possuía placas que continha menos pratos na parte de trás do que a frente, levantando a dúvida sobre como era sua respiração. A conclusão surgiu nas trabéculas, que mantiveram as guelras separadas para que não haja colapsos fora d’água. A característica é vista em dos descendentes modernos; os escorpiões de terra e aracnídeos.

Um dos co-autores do estudo, publicado na revista Current Biology, dr. James Lamsdell acrescentou características do animal descobertas: “A razão pela qual pensamos que eles estavam vindo para a terra era para se moverem entre poças de água. Eles também podem botar ovos em ambientes mais protegidos e seguros e migrar de volta para o mar aberto”.

França arqueologia pesquisa Paleontologia escaneamento respiração escorpião

Leia também

Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone