Na imagem, um peixe-leão - Getty Images
Brasil

Pescador sofre paradas cardíacas e convulsões após pisar em peixe venenoso

Caso ocorreu na Praia de Bitupitá, localizada no estado do Ceará

Redação Publicado em 26/04/2022, às 10h46

Um pescador de 24 anos sofreu convulsões e duas paradas cardíacas depois de pisar acidentalmente em um peixe-leão na Praia de Bitupitá, em Barroquinha, no interior do Ceará.

A espécie venenosa já foi avistada em diferentes áreas do litoral cearense, até mesmo nos principais pontos turísticos da região, como é o caso de Jericoacoara. No entanto, este é primeiro caso de acidente envolvendo o animal em praias brasileiras, conforme afirma o pesquisador Marcelo Soares.

“Esse é o primeiro acidente de peixe-leão registrado no Brasil em campo, em ambiente raso. Havia sido registrado alguns acidentes, mas em aquários, por pessoas que trabalham em aquários. Isso mostra que o animal está invadindo o ambiente”, disse Soares, quem é professor do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Pescador ficou internado

O jovem, identificado como Francisco Mauro da Costa Albuquerque, teve de ficar seis dias internado em razão do ocorrido. Segundo Ana Vitória Alves Laurindo, esposa dele, o pescador sofreu dores na região onde foi furado imediatamente ao acidente.

Apesar dos acidentes com o peixe-leão serem raramente letais, especialistas afirmam que a toxina neuromuscular injetada pelo animal pode causar sintomas como febre e convulsões, como ocorrera a Francisco.

homem Pisa Jovem pescador peixe-leão internado venenoso

Leia também

Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone